Lobão: nota do Exército coloca ponto final no episódio gerado por fotos de Vladimir Herzog



O senador Edison Lobão (PFL-MA) leu na íntegra, nesta quarta-feira (20), da tribuna do Plenário do Senado, a nota do comandante do Exército, general Francisco Albuquerque, divulgada na terça. Com a nota "se deu um ponto final no episódio", afirmou o senador, referindo-se a nota anterior, do Centro de Comunicação Social do Exército, considerada pelo comandante como "não apropriada" e "não condizente com o momento histórico atual".

A primeira nota foi motivada por reportagem do jornal Correio Braziliense com fotos do jornalista Vladimir Herzog antes de sua tortura e morte no DOI-Codi paulista, em 1975.

Contemporâneo de Herzog no jornalismo profissional, Lobão disse que a morte do jornalista foi um dos acontecimentos mais lamentados no país, tendo chocado "notadamente o general Ernesto Geisel, então presidente da República, e o oficialato das Forças Armadas".

- Recordamos todos que o general-presidente, em face da inominável e fatal violência que se presumiu de imediato tivesse sido infligida a Vladimir, não teve qualquer hesitação em sacrificar a carreira militar de colegas da sua confiança e amizade pessoal, destituindo-os imediatamente das suas funções - destacou o senador.

A reportagem do Correio foi de interesse jornalístico e teria sido publicada por qualquer outro órgão que tivesse acesso ao material, na avaliação do senador. A nota do Centro de Comunicação Social, por sua vez, foi devidamente corrigida pela nota posterior do Comando do Exército, que diz "tudo aquilo que os brasileiros sabem corresponder aos sentimentos do nosso Exército".



20/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli diz que segunda nota do Exército encerra episódio Vladimir Herzog

Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos será entregue na 2a.

Lembo participa da cerimônia de entrega do Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo

Reportagem sobre ciganos dá Prêmio Vladimir Herzog à Rádio Senado

Repórteres da Rádio Senado recebem menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog

Edison Lobão esclarece episódio envolvendo Almeida Lima na CCJ