Lobão propõe democratização da participação parlamentar, modernização e maior celeridade do processo legislativo



O senador Lobão Filho (PMDB-MA) apresentou à comissão mista especial que estuda mudanças no Regimento Comum do Congresso Nacional, uma proposta de reforma do Regimento Interno do Senado. A ideia é que as alterações do Regimento Comum e do Regimento do Senado sejam feitas de forma articulada.

Para o Senado, Lobão Filho propõe mudanças que no seu entendimento devem democratizar a participação parlamentar, modernizar o processo legislativo e dar maior celeridade na tramitação de propostas.

Com vistas à modernização, ele sugere a com ampliação dos mecanismos de tramitação por meio eletrônico, abolindo processos que hoje são feitos a tramitação no papel. Associado a isso, ele sugere alterações para agilizar a tramitação de matérias.

– Celeridade é tema central na mudança no Regimento. O processo legislativo hoje é lento porque as regras são muito antigas. A intenção é enxugar as regras, simplificar o processo legislativo, hoje extremamente burocratizado. Por exemplo: hoje uma proposição pode passar por três, quatro comissões. Isso é um absurdo. Pelo novo Regimento, a proposição passará por uma comissão temática, que avaliará o mérito dela, e depois passa pela CCJ, para avaliar a constitucionalidade – explicou.

Lobão Filho também sugere mudanças para valorizar o trabalho dos senadores e das comissões.

– Haverá maior valorização do parlamentar e do colegiado, e não a valorização excessiva de líderes e diretores e presidentes. Vamos aumentar a importância do colegiado e da participação individual na fala, nas proposições – disse.

O senador propõe reduzir a nove as comissões permanentes e a uma subcomissão para cada comissão permanente.



17/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney: Modernização do Senado facilita a participação da sociedade no processo legislativo

Lobão Filho apresenta propostas para ampliar participação e modernizar processo legislativo

Comissão de Segurança aprova maior celeridade no processo penal

LOBÃO DESTACA PARTICIPAÇÃO DE NEY BRAGA NA MODERNIZAÇÃO DO SENADO

Secretaria-Geral da Mesa discute modernização no processo legislativo com secretários de comissão

Alvaro Dias diz que modernização do trabalho tornará processo legislativo mais ágil