Lobão: STF poderá resolver impasse a respeito da Presidência do Congresso



O presidente interino do Senado, Edison Lobão, voltou a dizer na tarde desta quinta-feira (dia 16) que uma solução jurídica - obtida por consulta ao Supremo Tribunal Federal - será a saída para o impasse criado por líderes da Câmara a respeito da presidência das sessões do Congresso, a não ser que o assunto seja resolvido antes, em reunião das Mesas do Senado e da Câmara prevista para terça-feira.

- Se não chegarmos a uma solução, vamos consultar o Supremo. Afinal, o Poder Judiciário existe para isso: dirimir dúvidas - afirmou Lobão, que havia tratado do mesmo tema pela manhã, depois de reunião com lideranças.

Lobão informou que vai propor ao presidente da Câmara, Aécio Neves, a realização da reunião das duas Mesas, com a participação das lideranças partidárias. Para o senador, a questão terá que ser resolvida rapidamente, até porque decisões tomadas em sessão presidida ilegalmente seriam anuladas. Ele minimizou as atitudes tomadas pelas lideranças da Câmara, inclusive do seu partido, o PFL, ao defenderem que o cargo deve ficar para o vice-presidente da Câmara, deputado Efraim Morais (PFL-BA). Segundo Lobão, houve "um certo corporativismo", com deputados e senadores querendo o posto para sua respectiva Casa.

O senador reagiu à colocação de que a controvérsia prejudica a imagem do Congresso:

- A imagem do Congresso sofre um desgaste injusto. O Congresso cumpre seu papel, vota as leis que precisa votar, não está atrasando a aprovação da legislação. Só a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado tem 947 projetos prontos para a pauta. A Câmara também tem trabalhado muito e o deputado Aécio está acelerando a votação do pacote ético que já passou no Senado. Este é um episódio isolado e que será prontamente resolvido - declarou.



16/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso negocia para resolver impasse sobre 'royalties' do petróleo antes do dia 26

Lobão: STF vai decidir com rapidez problema da presidência do Congresso

Para Lobão, presidência do Congresso deve ter decisão jurídica

Deputados questionam legitimidade da presidência da sessão do Congresso por Lobão

Geraldo Brindeiro encaminha parecer favorável ao exercício da presidência do Congresso por Lobão

Comissão recorre ao MEC para resolver impasse na FAPA