Geraldo Brindeiro encaminha parecer favorável ao exercício da presidência do Congresso por Lobão



O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta segunda-feira (dia 27) parecer sobre o mandado de segurança impetrado pelo deputado federal Almir Sá (PPB-RR) que contesta a legitimidade de o presidente interino do Senado, Edison Lobão (PFL-MA), ocupar a presidência do Congresso. A posição do procurador-geral é a de que o cargo deve ser exercido por Lobão.

Geraldo Brindeiro entende que, na ausência do titular, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA), o vice-presidente da Casa, Edison Lobão, deve presidir as sessões do Congresso. A matéria, que está sendo analisada pelo Supremo e tem como relator o ministro Nelson Jobim, deverá ser apreciada no plenário do STF nesta quarta-feira (dia 29).

Ao apresentar o mandado de segurança, Almir Sá argumentou que, de acordo com os regimentos internos da Câmara e do Senado, compete ao primeiro vice-presidente da Mesa do Congresso, no caso o deputado Efraim Morais (PFL-PB), substituir o presidente em suas ausências ou impedimentos. O parecer de Geraldo Brindeiro não tem valor conclusivo, mas servirá de subsídio aos ministros do Supremo no julgamento do mandado de segurança. Edison Lobão vem exercendo a presidência do Congresso desde o licenciamento de Jader Barbalho.

27/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova parecer favorável à recondução de Brindeiro

DUTRA ENCAMINHA À MESA PARECER FAVORÁVEL A PROCESSO CONTRA ESTEVÃO

Congresso encaminha orçamento à Presidência da República

Lobão: STF vai decidir com rapidez problema da presidência do Congresso

Lobão: STF poderá resolver impasse a respeito da Presidência do Congresso

Para Lobão, presidência do Congresso deve ter decisão jurídica