Lucélia Santos pede aprovação de projeto que amplia mercado para os filmes nacionais



A atriz e produtora cinematográfica Lucélia Santos, acompanhada por representantes sindicais ligados ao cinema, reuniu-se nesta quinta-feira (13) com o presidente em exercício do Senado, Paulo Paim, para pedir ajuda na aprovação, ainda este ano, do projeto de lei que regulamenta a exibição de filmes brasileiros - um longa metragem por semana - pelas emissoras de tevê brasileiras. O projeto aprovado na Câmara dos Deputados é de autoria da deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ) e agora está tramitando na Comissão de Educação do Senado.

Segundo Lucélia Santos, o projeto é fruto de um longo processo de negociação entre os sindicatos da categoria e as emissoras de tevê e é muito importante que seja aprovado no Senado em sua forma original. Ela disse que essa regulamentação permitirá o crescimento da produção local e a criação de muitos empregos. Lucélia lembrou que o povo brasileiro subsidia filmes aos quais não tem acesso e que a televisão é o meio apropriado para ampliar esse acesso.

- É um sonho antigo de quem trabalha com cinema a conquista do nosso mercado, que hoje está nas mãos do cinema americano. Nosso projeto de cinema não é corporativo. Ele abre espaço para a diversidade cultural e para a inclusão social do cinema também - afirmou.

Paulo Paim disse que, como senador, é um aliado da categoria pela aprovação do projeto. Ele recomendou que os cineastas procurassem o apoio do presidente da Comissão de Educação, senador Osmar Dias (PDT-PR), para que seja escolhido um relator -simpático à proposta-, evitando assim emendas que obriguem o projeto a retornar para a Câmara dos Deputados. Paim sugeriu também buscar o apoio do governo para evitar vetos posteriores.



13/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto estimula produção de filmes nacionais

CE EXAMINARÁ PROJETO DE ARRUDA QUE AMPLIA ESPAÇO PARA FILMES BRASILEIROS

Comissão aprova projeto de Cristovam que torna obrigatória exibição de filmes nacionais nas escolas

Filmes nacionais recebem apoio para festivais no exterior

Filmes nacionais recebem apoio para participar de festival na Alemanha

Decreto estabelece Cota de Tela para filmes nacionais em 2012