Virgílio quer saber por que superintendente da PF se demitiu



O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), apresentou requerimento pedindo ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, informações acerca dos motivos que levaram à demissão  do diretor da Polícia Federal em São Paulo, Francisco Baltazar da Silva. De acordo com o parlamentar, o jornal Folha de S. Paulo denunciou, na edição de 25 de agosto, que a demissão do superintendente, a pedido, deveu-se a pressões que vinha sofrendo para seu afastamento. Segundo o jornal, o superintendente da Polícia Federal em São Paulo pediu demissão do cargo em carta enviada na manhã da terça-feira (24) ao diretor-geral da PF, Paulo Lacerda. A assessoria da Polícia Federal em Brasília teria informado que Baltazar solicitou o afastamento por "motivos pessoais".
Também de acordo com o relato da Folha citado por Virgílio, a Polícia Federal em Brasília abriu neste ano procedimento para investigar o delegado como suposto cliente do doleiro Antônio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona – preso recentemente em São Paulo na megaoperação da PF Farol da Colina.
Baltazar havia sido indicado para o cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem fora chefe de segurança nas quatro campanhas ao Planalto disputadas pelo petista.

31/08/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio quer saber se governo tem programa de prevenção do diabetes e da obesidade

Arthur Virgílio quer saber se governo terá assessoria de imprensa no exterior

Arthur Virgílio quer saber por que Itamaraty não foi consultado sobre boxeadores cubanos

Arthur Virgílio quer saber por que dirigentes do PT operam como agentes públicos federais

MALDANER QUER REINGRESSO DE SERVIDOR QUE SE DEMITIU

Encontro internacional promove diálogo entre saber tradicional e saber científico