Lúcia Vânia alerta para necessidade de redução da mortalidade materna, uma “epidemia silenciosa”



Em discurso nesta quinta-feira (15), a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) pediu atenção para um dos maiores desafios dos sistemas de saúde brasileiro e mundial, a redução da taxa de mortalidade materna. Segundo a senadora, a Organização Mundial de Saúde (OMS) denomina o problema como uma “epidemia silenciosa” que vitima mais de 500 mil mulheres anualmente em todo o planeta.

– Isto significa 1.410 mortes maternas por dia. E, em 99% das vezes, as mortes ocorrem em países em desenvolvimento – ressaltou.

A Organização das Nações Unidas (ONU), acrescentou Lúcia Vânia, incluiu a melhora da saúde da mulher e a redução da mortalidade materna entre as chamadas Metas de Desenvolvimento do Milênio.

A senadora explicou que a mortalidade materna atinge mulheres de 10 a 49 anos devido a complicações na gravidez, no parto e nos primeiros 42 dias de pós-parto.

Lúcia Vânia destacou como uma iniciativa de sucesso o Projeto Trevo de Quatro Folhas, desenvolvido pela Secretaria da Saúde e Ação Social do município de Sobral (CE).

– É uma idéia simples e de baixo custo, que beneficiou milhares de crianças e mães na última década – disse.

A senadora explicou que as protagonistas desse projeto cearense são as “mães sociais”, mulheres da comunidade treinadas por uma equipe com assistentes sociais, psicólogas e enfermeiras. As “mães sociais” percorrem residência por residência orientando as gestantes sobre aleitamento materno, higiene e outros cuidados com a saúde.

– Nos últimos oito anos, a taxa de mortalidade infantil caiu de 29 para 13,6 a cada mil nascidos vivos e há dois anos não há registro de morte materna no município – informou Lúcia Vânia.

A senadora disse ainda que o Projeto Trevo de Quatro Folhas foi premiado na categoria Inovação Social pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (Cepal).



15/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia alerta para necessidade de melhoria de indicadores sociais

CPI da mortalidade materna ouve depoimentos sobre a morte de Vãnia e Sandra

Mozarildo Cavalcanti destaca redução na mortalidade materna

Redução da mortalidade materna e desigualdades de gênero são desafios do Brasil

Redução da mortalidade materna é desafio, mas pode ser atingido, diz Temporão

Semiárido nordestino e Amazônia Legal são prioridade nas políticas de redução da mortalidade materna, diz governo