Lúcia Vânia quer integração em políticas para infância e adolescência



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) anunciou o início, na quarta-feira (16), do funcionamento da Subcomissão da Criança, do Adolescente e da Juventude, vinculada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Em discurso nesta terça-feira (15), a parlamentar afirmou ser -necessário garantir a integração entre as políticas de educação, saúde, assistência social, cultura, formação profissional, renda, lazer, esporte e emprego-.

Lúcia Vânia preside a subcomissão, que tem como relatora a senadora Patrícia Saboya (PPS-CE). De acordo com ela, a criação da subcomissão foi determinada pelos -imperativos éticos da responsabilidade social e da solidariedade-. Disse também que sua missão será fazer -uma profunda reflexão sobre as alternativas de superação das desigualdades sócio-econômicas que se reproduzem- na infância e na juventude.

- A inclusão social dos jovens e adolescentes, principalmente pobres, requer desse Parlamento uma ação efetiva, capaz de fortalecer a criação de um sistema de políticas públicas para jovens e adolescentes, uma vez que as políticas universais ainda não foram capazes de responder às necessidades desse grande contingente populacional - afirmou.

A representante goiana afirmou ser o Brasil ainda um país de jovens, com 48,6 milhões de pessoas entre 10 e 24 anos, representando 31% da população. Mas 19% dos brasileiros entre 15 e 19 anos têm menos de quatro anos de estudo, índice que chega a 37% nos estados do Nordeste.

A senadora assinalou uma expansão de 78% nas matrículas no ensino médio entre 1994 e 2002, alcançando 8,7 milhões. Mas o país ainda está abaixo de Uruguai e Argentina, parceiros no Mercosul. Citou também dados do Ministério da Saúde, segundo os quais 16% dos jovens entre 16 e 19 anos já utilizaram algum tipo de droga. As informações do ministério indicam ainda que 1 milhão de adolescentes se tornaram mães em 2000.



15/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon e Lúcia Vânia destacam legislação em defesa da infância

Lúcia Vânia cobra políticas para redução do desemprego

Especialista defende integração de políticas e programas destinados à infância

Lúcia Vânia elogia grupo que discutirá políticas públicas para juventude

Lúcia Vânia cobra políticas sociais do governo para compensar "sobressaltos" na economia

Antes de reduzir maioridade penal, Senado deve debater políticas para os jovens, diz Lúcia Vânia