Lúcia Vânia pede cuidado especial com agricultura na reforma tributária



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), em nome da bancada do Centro-Oeste, levou um grupo de deputados estaduais ao relator da reforma tributária, senador Romero Jucá (PMDB-RR), para pedir cuidados especiais com o chamado agronegócio da região. A senadora e os parlamentares temem que a unificação nacional do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com a instituição de apenas cinco alíquotas, prejudique os principais produtos de Goiás e dos outros estados da região.

- O grande crescimento da produção agropecuária de Goiás e do Centro-Oeste se deveu ao tratamento especial que os governos vêm dando à agricultura, ao chamado agronegócio. Não defendemos a guerra fiscal, mas há um grande número de produtos, inclusive da cesta básica, que são isentos de ICMS, ou têm alíquotas inferiores aos 4% previstos como alíquota mínima pela proposta de unificação - disse a senadora. Ela disse que até máquinas e tratores, bem como fertilizantes comprados em outros estados, recebem tratamento fiscal especial, boa parte deles sendo isentos.

Lúcia Vânia enfatizou que a exposição do presidente da Confederação Nacional da Agricultura na audiência pública da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na última sexta-feira (10) deixou bem claro qual o impacto da reforma tributária sobre produtos agrícolas.

- Se não houver mudanças, ou um tratamento especial para a agropecuária, haverá um brutal aumento de preços e toda a produção será comprometida - alertou a senadora.



16/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia defende alterações na reforma tributária

Para Lúcia Vânia, reforma mantém carga tributária elevada

Lúcia Vânia diz que reforma tributária poderá comprometer pacto federativo

Lúcia Vânia teme perdas para o Centro-Oeste com a reforma tributária

Lúcia Vânia: reforma tributária vai prejudicar dramaticamente a Região Centro-Oeste

Lúcia Vânia adverte: reforma tributária pode criar distorções de difícil correção