Lúcia Vânia pede derrubada dos vetos à recriação da Sudene e Sudam



 Ao manifestar sua preocupação com a ausência de uma política de desenvolvimento regional para o Brasil, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) defendeu nesta quinta-feira (19) a derrubada dos vetos presidenciais aos projetos de recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Lúcia Vânia lembrou que nesta quinta-feira (19) completou o trigésimo dia da realização de uma reunião na qual 28 senadores foram pedir ao presidente do Senado, Renan Calheiros, a imediata apreciação dos vetos presidenciais aos projetos relativos à Sudene e à Sudam. No dia seguinte àquela reunião com os senadores, os líderes decidiram, junto com Renan, que seria feita a leitura de vetos no dia 22 de março.

No dia acertado, o 1º secretário da Mesa do Congresso, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), fez a leitura de 28 vetos presidenciais totais e parciais, entre eles os vetos 1/07 e 2/07 referentes, respectivamente, à Sudam e à Sudene. Durante a sessão foi anunciada a criação de uma comissão mista integrada por parlamentares indicados pelos presidentes do Senado e da Câmara para analisar o conteúdo desses vetos e apresentar seu relatório em 20 dias.

- Infelizmente, até o momento não vi nenhum movimento para a discussão e votação desses vetos pelo Congresso - disse Lúcia Vânia.

Na avaliação da senadora, derrubar os vetos do presidente aos projetos da Sudene e da Sudam significa trabalhar pelo desenvolvimento regional do país. Ela lamentou que instrumentos oficiais, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que tem como um dos objetivos reduzir as desigualdades sociais e regionais, têm trabalhado na direção contrária.

Segundo Lúcia Vânia, entre 2005 e 2006 o Sudeste foi contemplado com 9% dos financiamentos do BNDES, enquanto à Região Norte foi destinado apenas 1%. Em reais, informou a senadora, do total de R$ 52 bilhões o Sudeste ficou com 31,4 bilhões e a região Sul com 9 bilhões, enquanto o Nordeste recebeu 4,8 bilhões, o Centro-Oeste 3 bilhões e a Região Norte R$ 1,3 bilhão.



19/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia defende derrubada de vetos de Lula em projetos da Sudene e da Sudam

Lúcia Vânia propõe projeto para restabelecer dispositivos da recriação da Sudene e da Sudam vetados pelo presidente

Lucia Vânia mobiliza senadores para derrubar vetos às leis que recriaram Sudam e Sudene

Jereissati volta a criticar vetos parciais à recriação da Sudene e da Sudam

Senadores discutem com Renan derrubada dos vetos à criação da Sudam e Sudene

Inácio Arruda sugere encontro com Lula para discutir vetos a projetos de recriação da Sudene e da Sudam