Lúcia Vânia pede que projeto sobre controle de obras também seja analisado pela Comissão de Infraestrutura




A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) comunicou, nesta segunda-feira (26) em Plenário, a apresentação de requerimento solicitando o exame pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Projeto de Lei do Senado (PLS) 439/2009, que estabelece normas para o controle centralizado de informações sobre obras públicas custeadas com recursos federais.

O objetivo de Lúcia Vânia, que é presidente da CI, é aprimorar a proposta, do ex-senador Jefferson Praia (PDT-AM), para exigir dos órgãos federais a disponibilização de informações relativas ao desempenho físico de suas obras.

Segundo ela, a necessidade de alterações no PLS 439/2009 surge do fato de solucionar apenas em parte o problema da falta de informações sobre obras custeadas pela União, criando um cadastro apenas com dados da execução financeira das obras,mas não exigindo a divulgação de informações sobre a execução física.

- Todos sabemos que no Brasil, grande parte da corrupção ligada ao Orçamento federal reside precisamente na sobreliberação de verbas sem a correspondente base de execução física - disse.

De acordo com Lúcia Vânia, as informações de caráter financeiro - que já estão disponíveis ao público pelo programa Siga Brasil, criado pelo Legislativo - não permitem que os congressistas "aquilatem a relação entre o dispêndio de recursos e o andamento das obras em si".

O PLS 439/09 já foi aprovado na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), com relatório favorável do senador Cícero Lucena (PSDB-PB), e tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde tem relatório favorável do senador Pedro Taques (PDT-MT) e aguarda inclusão na pauta.



26/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Infraestrutura homenageia Lúcia Vânia

Comissão de Infraestrutura se aproximou da sociedade brasileira, diz Lúcia Vânia

Lúcia Vânia avalia trabalho da Comissão de Infraestrutura e defende investimentos no setor

Projeto que facilita entrada de deficientes no mercado de trabalho também será analisado pela CCJ

Comissão pede explicações do TCU sobre paralisação de obras de infraestrutura

Ferraço pede que CCT também seja ouvida sobre Código Florestal