Lúcia Vânia: pré-sal poderia financiar benefícios rurais e de assistência social



Para combater o déficit na Previdência Social, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) sugeriu que os recursos advindos da exploração de petróleo na camada pré-sal financiem os gastos com o Benefício de Prestação Continuada (BPC), os benefícios rurais e as entidades filantrópicas. Ela fez a sugestão durante audiência pública promovida nesta quarta-feira (18) pela Comissão de Assuntos Sociais, com a presença do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho.

- Teremos, aqui no Congresso, uma grande oportunidade de abordar isso quando discutirmos a constituição do fundo do pré-sal - afirmou a senadora, referindo-se aos projetos de lei que preveem alterações nesse fundo.

Lúcia Vânia também afirmou que, "desonerando-se a Previdência desses custos", os aposentados poderão ser beneficiados com rendimentos "mais atrativos" que os atuais.

Municípios e INSS

Na mesma audiência, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) pediu uma solução para as dívidas das prefeituras com o INSS. Ele observou que muitos municípios do Nordeste não têm "capacidade mínima de investimento". E lembrou que essas dívidas dificultam a realização de convênios com as prefeituras.

O senador sugeriu a criação de um grupo de trabalho, com representantes do governo e do Congresso, para discutir alternativas, como o parcelamento desses débitos.



18/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia: fracasso do Primeiro Emprego poderia ter sido evitado se governo aceitasse sugestões

Lúcia Vânia quer audiência da CRA com produtores rurais

Lúcia Vânia ressalta demanda social por terra

Lúcia Vânia pede votação de PEC que prevê a Lei de Responsabilidade Social

Lúcia Vânia diz que experiência na área social não deve ser descartada

Lúcia Vânia critica centralização dos programas da área social