Lúcia Vânia: violência atinge 50 milhões de crianças no mundo



Depois de ter participado no mês passado, em Roma, da Conferência Mundial de Mulheres Parlamentares pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) lamentou em discurso que cerca de 50 milhões de crianças sejam vítimas das mais variadas formas de violência, que vão de tráfico de seres humanos a trabalho infantil ou exploração sexual. Além de Lúcia Vânia, representaram o Congresso brasileiro no encontro a senadora Patrícia Saboya (PPS-CE) e a deputada Ângela Guadagnin (PT-SP)

Lúcia Vânia pôde constatar que, infelizmente, nem sempre a situação das crianças e adolescentes é boa tanto em países do primeiro mundo quando nas nações em desenvolvimento. Nos países ricos, costumam ser vítimas de exploração sexual e trabalho infantil.

Nos países em desenvolvimento, no entanto, a crítica condição dos jovens apenas muda de gradação. Na África, citou, ao lado da violência não há cobertura de vacina e as crianças ainda são vítimas da epidemia de Aids. Nos países árabes, as crianças e adolescentes são vítimas de conflitos armados - em alguns dessas nações, ainda se permite a mutilação sexual das meninas.

Nos debates em Roma, Lúcia Vânia ressaltou a iniciativa adotada pelo governo, em 1996, com a implantação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Ao incluir os filhos no programa, as famílias são chamadas a matriculá-las na escola e fazê-los freqüentar ações sócio-educativas em complemento ao período escolar. Ela afirmou que essa condicionalidade, adotada no governo passado, garantiu a permanência da criança no Peti e a sua retirada do trabalho infantil.

Lúcia Vânia disse ainda que o trabalho apresentado por sua colega Patrícia Saboya, que integrou a CPI que investigou as redes de exploração sexual de crianças, foi tão brilhante que rendeu ao Brasil e ao Congresso Nacional uma vaga na organização da próxima Conferência Mundial.



16/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia quer ações rápidas no combate à violência sexual contra crianças

Violência sexual atinge 2 milhões de crianças e adolescentes por ano, diz ONU

Lúcia Vânia diz que Brasil ainda tem 150 mil crianças desnutridas

Lúcia Vânia quer crianças mais protegidas no trânsito

Lúcia Vânia: "Brizola mostrou que é possível tirar as crianças da rua"

Lúcia Vânia pede fim da violência contra os idosos