Luciano Coutinho: interessa ao BNDES ter acesso ao fundo soberano
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, declarou nesta terça-feira (18) que "certamente é de interesse do BNDES ter a possibilidade de acesso aos recursos de um fundo dessa natureza, considerando o seu papel". Ele fez essa afirmação ao se referir à proposta de criação de um Fundo Soberano para o país, durante audiência pública realizada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Coutinho destacou o papel da instituição que preside na indução dos investimentos privados, argumentando que a manutenção dos níveis de investimento é essencial para que o país enfrente a crise financeira internacional e dê continuidade ao crescimento da economia. Nesse contexto, ele disse que o BNDES poderia ser "um dos canais, mas não o único," a utilizar os recursos do fundo soberano para financiar investimentos privados e, especialmente, os destinados à infra-estrutura - já que essa seria uma das funções do novo fundo.
Segundo o presidente do BNDES, o fundo soberano teria uma natureza fiscal e outra cambial. Na primeira residiria seu caráter anticíclico, que aproveita os momentos de crescimento econômico para acumular recursos a serem utilizados para estimular a economia em momentos de contração da atividade. Na segunda, como ressaltou, o acúmulo de recursos permitiria evitar a apreciação cambial e, conseqüentemente, "a desindustrialização" do país.
A criação desse fundo está prevista no PLC 164/08, projeto de lei aprovado em outubro na Câmara dos Deputados, que tramita agora no Senado. Vários senadores, no entanto, como Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Tasso Jereissati (PSDB-CE), criticam a proposta.
18/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Luciano Coutinho defende investimentos do BNDES
CCJ vai debater desempenho do BNDES com Luciano Coutinho
Suplicy destaca posse de Luciano Coutinho na presidência do BNDES
Luciano Coutinho abre audiência destacando 'lucro constante' do BNDES
Luciano Coutinho: desembolsos do BNDES neste ano devem alcançar R$ 90 bilhões
Luciano Coutinho: BNDES negocia com BID mais recursos para micro e pequenas empresas