LÚCIO ALCÂNTARA MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) manifestou a sua preocupação com o agravamento da violência contra as crianças no Brasil. "Seu avanço é preocupante em todos os espaços de nossa sociedade, mas é no próprio lar que ocorrem as agressões mais freqüentes e o maior número de atentados sexuais", denunciou ele.
Conforme Lúcio Alcântara, milhões de crianças são todos os dias covardemente surradas, sevicidads pelos prórpios familiares e submetidas aos mais sórdicos castigos em seus próprios lares. Ele reconheceu que em todos os países, desenvolvidos ou subdesenvolvidos, as estatísticas revelam um mundo perigoso para as crianças. E disse que, mesmo nos países avançados em cultura e educação, as crianças sofrem castigos de toda sorte.
Depois de lembrar que o Parlamento inglês discute atualmente a freqüência das palmadas aplicadas pelos pais nos filhos, ele afirmou que os Estados Unidos, apesar do propalado grau de bem-estar e qualidade de vida, "são, na verdade, uma das sociedades mais violentas e mais contraditórias do mundo". E alertou para a necessidade de o Brasil se manter na luta pela proteção da dignidade humana, Informando que tramitam no Senado e na Câmara 285 proposições legislativas em defesa da criança.
- Precisamos continuar acreditando que temos o poder de domar a força malvada que infelizmente existe na natureza de muitas pessoas. Para tanto, acredito que um dos passos mais importantes está no fortalecimento de uma poderosa cadeia de solidariedade contra as injustiças, contra a miséria, em defesa da cidadania e de uma verdadeira democracia social e econômica em todo o mundo.
Ele registrou que no Brasil, apesar das gritantes contradições sociais que incentivam a violência, já existe uma imensa rede de solidariedade que trava um combate permanente contra o mal. "Essa corrente é formada por milhões de cidadãos voluntários e brasileiros anônimos que não visam qualquer interesse pessoal, dispondo-se a qualquer a hora a ajudar a reduzir esse sofrimento".

04/02/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia manifesta preocupação com casos de violência contra a mulher

Tomás Correia manifesta preocupação com violência contra jovens no Brasil

ALCÂNTARA DEFENDE MEDIDAS PARA COMBATER VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS

ALCÂNTARA MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM PROGRAMAS DE RÁDIO E TV

Alcântara manifesta preocupação com desigualdade social no país

ALCÂNTARA MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM PROJETO DE PLANOS DE SAÚDE