Alcântara manifesta preocupação com desigualdade social no país



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) manifestou em plenário, nesta quarta-feira (dia 26), preocupação com a desigualdade social no país. Alcântara referiu-se ao último censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que fez uma radiografia da sociedade brasileira. De acordo com o senador, apesar de melhoras em vários indicadores, o Brasil continua sendo um país extremamente desigual.

Alcântara afirmou ter ficado especialmente impressionado com a confirmação de que a concentração de renda no país continua extremamente acentuada. Ele apontou para o baixo desempenho dos estudantes brasileiros, quando avaliados comparativamente a estudantes de outros países. Alcântara citou também o caso do candidato analfabeto que passou no vestibular para uma faculdade de Direito.

O senador disse que para diminuir a distância entre ricos e pobres, é necessário um esforço contínuo da elite brasileira, em especial da classe política. Ele salientou, no entanto, que o país "tem caminhado em direção ao progresso", e observou melhoras nos índices de saúde, educação e habitação.

Em aparte, o senador José Fogaça (PMDB-RS) observou que a avaliação de estudantes brasileiros demonstra a enorme distância entre os 43% que podem competir no mesmo nível de estudantes estrangeiros, e os outros 57%, que não teriam acesso adequado nem mesmo à linguagem falada e escrita.

26/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM PROGRAMAS DE RÁDIO E TV

ALCÂNTARA MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM PROJETO DE PLANOS DE SAÚDE

LÚCIO ALCÂNTARA MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS

Machado manifesta preocupação com o sistema penitenciário do país

Tuma manifesta preocupação com segurança pública no país

Flexa Ribeiro manifesta preocupação com logística de transporte no país