Lúcio Alcântara quer alterar a CLT para prever lesões por esforço repetitivo
Lúcio Alcântara disse que seu principal objetivo é trazer à consciência do Parlamento e da sociedade a gravidade do problema de saúde pública representado por essas doenças no Brasil. Ele quer também conclamar trabalhadores, empresários, governo e parlamentares a tomarem as providências que a situação exige.
O projeto sujeita as duas doenças a sistema especial de vigilância epidemiológica, situando-as entre as causadas por operações insalubres. Entre as causas das LER e DORT estão a manutenção de uma mesma posição do corpo ou dos membros por tempo prolongado; a repetição de um mesmo padrão de movimento; um ritmo de trabalho penoso; ambientes inadequadamente iluminados; ou a pressão excessiva por produtividade.
Conforme Lúcio Alcântara, as LER e as DORT são atualmente as mais freqüentes doenças do trabalho em todo o mundo e devem ser consideradas uma epidemia em expansão no Brasil, onde já constituem a segunda causa de afastamento do trabalho. Ele informou que suas principais vítimas são trabalhadores entre 20 e 45 anos de idade, que adquirem a doença por realizarem esforços repetitivos, agravados por tensão e medo de perder o emprego.
04/01/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lesão por Esforço Repetitivo (LER)
CAS examina projeto que trata de lesão por esforço repetitivo
Lúcio Alcântara quer socorro urgente para exportadores
LÚCIO ALCÂNTARA QUER APERFEIÇOAR CÁLCULOS PARA O REPASSE DO FUNDEF
LÚCIO ALCÂNTARA QUER APOIO PARA PROJETO SOBRE ALIMENTO FUNCIONAL
LÚCIO ALCÂNTARA QUER FORTALECER O DNOCS