LÚCIO ALCÂNTARA QUER DOADORES DE SANGUE ISENTOS DO PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO DE CONCURSOS



Projeto de lei do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) propõe a isenção do pagamento da taxa de inscrição de concursos públicos para as pessoas que voluntariamente doarem sangue até três meses antes de se inscreverem. O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde tramita em caráter terminativo.
Pelo projeto, as pessoas que fizerem doações para bancos de sangue mantidos por instituições estatais e autárquicas ficarão isentas do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos promovidos pela administração pública, seja ela nacional, estadual ou municipal. O atestado da doação apresentado pelo candidato dará gratuidade para somente um concurso, sendo retido no ato da inscrição.
Em sua justificação, o parlamentar lembra que apenas 0,7% da população brasileira é doadora de sangue, índice três vezes menor do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A maior parte, segundo ele, está concentrada nas classes C e D.
O senador argumenta que o estímulo à doação voluntária tem de ser feito permanentemente e lembra que a Consolidação das Leis do Trabalho e o Regime Jurídico Único do funcionalismo público prevêem o abonamento do dia de trabalho do doador de sangue. Justificou ainda que o benefício de isenção da taxa de inscrição é de fácil administração e sem impacto econômico significativo para o Poder Público, "ao mesmo tempo em que oferece estímulo e compensação relevantes para que uma pessoa opte pela doação".

30/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


DOADORES DE SANGUE PODERÃO GANHAR ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Lúcio Alcântara quer estimular doação de sangue

PROJETO ISENTA DOADORES DE SANGUE DE TAXA EM CONCURSOS PÚBLICOS

Campanha de doação de sangue em redes sociais quer fidelizar doadores

LÚCIO ALCÂNTARA QUER FORTALECER O DNOCS

Serys quer isenção de taxa de inscrição para postulantes carentes em concursos