LÚCIO ALCÂNTARA REGISTRA CENTENÁRIO DE PRESTES E TÁVORA
O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) registrou a celebração, este mês, dos centenários de nascimento de Luís Carlos Prestes e de Juarez Távora, lembrando o significado que eles tiveram para o Brasil, em termos de "agitação de idéias em favor da modernização do país". Disse que eles iniciaram juntos sua rebeldia, tendo Prestes se mantido comunista, enquanto Távora partia para ser um dos líderes do movimento tenentista.
Lúcio Alcântara lembrou que ambos foram filhos de famílias humildes e tiveram formação militar, tendo Prestes nascido no Rio Grande do Sul e Távora, no Ceará. Ressaltou também que uma observação sobre o Brasil de hoje demonstrará claramente que os ideais de ambos terminaram sendo aproveitados. E lamentou que o centenário de Juarez Távora haja merecido apenas uma nota em que sua viúva convidava para a celebração de uma missa no Rio de Janeiro.
- Como jovem e universitário, nunca tive qualquer afinidade com as idéias do general Juarez Távora, mas reconheço seu ideal de modificar o Brasil" - afirmou o senador, lembrando que aquela época testemunhou o lançamento de toda uma geração de militares na aventura de modernizar o país.
15/01/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
LÚCIO ALCÂNTARA HOMENAGEIA CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE GUSTAVO CAPANEMA
LÚCIO ALCÂNTARA ANUNCIA COMEMORAÇÕES.PELO CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
LÚCIO ALCÂNTARA REGISTRA 39 ANOS DE FUNDAÇÃO DO BID
Lúcio Alcântara registra aumento das doações de órgãos
Alcântara registra centenário do nascimento de Pedro Aleixo
Lúcio Alcântara registra aumento das empresas que investem no social