Lúdio pede ao governo regulamentação do uso de transgênicos



O senador Lúdio Coelho (PSDB-MS) pediu ao Congresso, nesta sexta-feira (13), que solicite ao governo a regulamentação de -algumas coisas simples mas que estão causando transtornos à agricultura e à pecuária-, como o uso de transgênicos e de hormônios estimulantes do crescimento.

Segundo o senador, -em toda a parte estão plantando transgênicos-, embora isso seja proibido. Quem respeita a lei, acrescentou, não planta.

- Não podemos ir contra uma evolução fantástica da ciência. Aqui, estamos fingindo que é proibido plantar transgênicos e que não usamos transgênicos - afirmou Lúdio Coelho, observando que os transgênicos já são utilizados em grande parte do mundo.

Quanto ao uso de hormônios na pecuária, o senador disse que também está disseminado pelo mundo todo.

- Sabemos que quase todo mundo usa. Eu não uso porque sou senador e não posso transgredir a lei.

Lúdio Coelho acrescentou que o setor agrícola é o que mais se tem desenvolvido ultimamente no país. O senador relacionou os problemas enfrentados pelos agricultores, como dificuldade de crédito, falta de subsídios e má condição das estradas, destacando que, ainda assim, os produtores rurais conseguem ser competitivos.

Demarcação

Em outro trecho de seu discurso, Lúdio Coelho referiu-se a pronunciamento feito na manhã desta sexta-feira pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR). Lúdio disse não compreender os critérios que estão sendo utilizados para a demarcação de terras indígenas. Para ele, se o critério a ser adotado for o de tornar reserva indígena as áreas onde eventualmente existiu índio, o Brasil inteiro será demarcado.

Lúdio defendeu a importância de o Poder Legislativo determinar com precisão o que é e o que não é terra indígena, para que haja harmonia no campo e sejam evitados conflitos -absolutamente improcedentes-.

Ao comentar discurso do senador Nabor Júnior (PMDB-AC) sobre a morte do sertanista Orlando Villas Boas, Lúdio disse que os irmãos Villas Boas dedicaram suas vidas ao país. No final de seu pronunciamento, o senador por Mato Grosso do Sul manifestou seu desejo de pronta recuperação do jurista Evandro Lins e Silva, que sofreu um acidente no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (12).



13/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pesquisadores defendem transgênicos e pedem urgência na regulamentação

Senado poderá votar regulamentação do plantio de transgênicos

Matéria retificada: Senado poderá votar regulamentação do plantio de transgênicos

LÚDIO PEDE QUE ACM CONTINUE SUA HISTÓRIA

LÚDIO COELHO PEDE REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ

LÚDIO PEDE AOS PODERES QUE EVITEM MORTES NO CAMPO