Luiz Carlos e Lucy Barreto prestam solidariedade a Sarney
Amigos há 50 anos de José Sarney, os produtores cinematográficos Luiz Carlos e Lucy Barreto visitaram, na manhã desta quarta-feira (19), o presidente do Senado, prestando-lhe solidariedade na crise enfrentada pela instituição e pedindo apoio para o projeto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que cria o vale-cultura. De acordo com o casal, Sarney se disse tocado pelo projeto.
Enviado ao Congresso no mês passado, o projeto dá incentivo fiscal à empresa que, à semelhança do vale-transporte e do vale-alimentação, ofereça aos empregados um cartão magnético com saldo de até R$ 50,00, a título de vale-cultura. Com esse dinheiro, o trabalhador poderá comprar livro, ir ao teatro ou optar pelo consumo de qualquer outro bem cultural.
- Viemos, em primeiro lugar, prestar solidariedade ao presidente do Senado, mas também discutir com ele o assunto que mais o preocupa, que é o desenvolvimento cultural do país. Sarney está com bom espírito, é um guerreiro, se interessa muito pela cultura e este é um projeto que deve ser votado no Senado até dezembro - disse o produtor.
De acordo com Barreto, esse projeto vai servir para democratizar a cultura brasileira. Ele observou que, enquanto o poder público concede incentivo fiscal a empresas que escolhem a seu livre-arbítrio as obras culturais que vão financiar, o novo projeto financia exatamente o consumidor do bem cultural. Com isso, o público, que é o principal interessado numa obra artística, é que vai escolher onde empregar o dinheiro resultante desse incentivo fiscal.
De acordo com Lucy Barreto, com esse vale-cultura existe a possibilidade de entrarem 20 milhões de pessoas no mercado consumidor de obras artísticas no país. E, depois de um ano, acrescentou ela, esse número pode saltar para 40 milhões.
- Sarney nos disse que o projeto toca fundo na alma dele. A grande causa que motiva ele na vida pública é a causa cultural. Foi ele que deu o pontapé inicial no incentivo fiscal às obras culturais, com a aprovação da Lei Sarney. Por isso, estamos confiantes na aprovação do projeto - disse ela.
19/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Luiz Henrique e Renan manifestam solidariedade a Sarney
Valadares lamenta morte de Luiz Antônio Barreto
CARLOS WILSON HOMENAGEIA BARRETO GUIMARÃES
Políticos prestam solidariedade a Covas
Senadores prestam solidariedade a Brizola
Senadores prestam solidariedade a Capiberibe