Luiz Otávio afirma que Forças Armadas trazem benefícios para a juventude
O senador elogiou a criação, pelo governo federal, do projeto Soldado Cidadão, por meio do qual as Forças Armadas oferecem um treinamento profissionalizante com noções de civismo e cidadania aos jovens incorporados. Esses jovens podem escolher cursos como telecomunicações, mecânica de automóveis, construção civil, comércio, informática e saúde.
- Não obstante a importância das recentes iniciativas do governo Lula que tentam associar o serviço militar à formação profissional e ao emprego, não se deve perder de vista o bem maior proporcionado pelas Forças Armadas aos jovens: uma forte base moral e cívica, que prepara o jovem para a vida em sociedade e para o pleno exercício da cidadania - acrescentou.
O senador lembrou que, atualmente, não há vagas suficientes para suprir a demanda de jovens que querem alistar-se. O principal motivo da falta de vagas, destacou, refere-se a questões orçamentárias. E a situação vem piorando, garantiu. Em 1987, informou, dos quase 1,4 milhão de jovens alistados, 9,33% foram incorporados às Forças Armadas. Em 2001, mais de 1,5 milhão de jovens alistaram-se, mas apenas pouco mais de 5% foram aproveitados para o serviço. Em 2002, prosseguiu, quando 44 mil dos 52 mil recrutas convocados em março foram dispensados antes da conclusão do serviço militar, "a situação dramática do serviço militar atingiu o paroxismo".
03/08/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
ACM QUER FORÇAS ARMADAS NA RUA E SOLUÇÃO RÁPIDA PARA CASO LUIZ ESTEVÃO
Mão Santa afirma que Forças Armadas estão sucateadas
Luiz Otávio diz que viagem de Lula à China trará benefícios para o Pará
Forças Armadas podem garantir o cumprimento da lei, afirma Suassuna
FH afirma que tentou fazer tudo pelas Forças Armadas e agradece
Heráclito Fortes afirma que o Brasil ignorava a falta de recursos das Forças Armadas