Luiz Otávio defende votação de projeto que prorroga prazo para apropriação de créditos de ICMS



O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) defendeu nesta quarta-feira (16) a votação, durante o período de esforço concentrado, de 4 a 6 de setembro, do projeto (PLS 68/2006) que prorroga o prazo que os estados têm para se apropriar dos créditos de ICMS relacionados ao consumo de energia e serviços de telecomunicações. Pela legislação em vigor, esse prazo se encerra em 31 de dezembro. O parlamentar ressaltou que, como a lei obedece ao princípio da "noventena", é necessário que a proposta seja votada em setembro.

Segundo Luiz Otávio, se a matéria não for aprovada logo, os estados perderão um total de R$ 17 bilhões em 2007. O projeto é de autoria de Rodolpho Tourinho (PFL-BA) e tem como relator Valdir Raupp (PMDB-RO).

- Temos de prorrogar o prazo de 31 de dezembro de 2006 para 31 de dezembro de 2010 ou 2011 - declarou Luiz Otávio.

Para que a votação ocorra durante o período de esforço concentrado, e também para que haja quórum, o parlamentar disse ser necessário que todos os governadores se articulem com suas respectivas bancadas no Congresso, envolvendo os outros senadores.

Pará Rural

Luiz Otávio também defendeu a aprovação, durante o período de esforço concentrado, do financiamento de US$ 60 milhões do Banco Mundial para o Programa Pará Rural. Ele explicou que esse programa tramita no âmbito do governo federal, mais especificamente na Secretaria do Tesouro Nacional. Esses recursos seriam utilizados, de acordo com o senador, nos municípios do Pará, principalmente em infra-estrutura e proteção do meio ambiente.

O parlamentar manifestou sua preocupação com o fato de o Programa Pará Rural não estar incluído no Plano Plurianual do Estado, mas disse ter "certeza de que esse obstáculo será superado".



16/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE votará projeto que prorroga por dez anos apropriação de créditos do ICMS

CAE aprova prorrogação do prazo para que estados façam apropriação de créditos de ICMS

CMO prorroga prazo para emendas a projetos de créditos orçamentários

Renan garante colocar em votação projeto que prorroga prazo da Lei do Audiovisual

Receita prorroga prazo para declaração de débitos e créditos tributários até quarta

Luiz Otávio anuncia resolução que dá mais prazo para estados e municípios se tornarem adimplentes