Luiz Otávio destaca sucesso de fibra amazônica



Falando em nome da liderança do PMDB nesta sexta-feira (28), o senador Luiz Otávio (PA) falou em Plenário de sua satisfação com os resultados positivos alcançados pelo acordo firmado entre o governo de seu estado, o Pará, e a empresa paulista Pematec Triegel para produção, beneficiamento e comercialização da fibra curauá. Ele informou que a planta amazônica é cultivada há décadas na região para produção de cordas e dá origem a uma fibra muito resistente e forte.

Luiz Otávio disse que pesquisas realizadas pela Universidade Estadual do Pará, com o apoio da empresa paulista e do então governador Amir Gabriel, comprovaram a qualidade e a utilidade da fibra. Atualmente, contou o senador, a fibra é industrializada em grande quantidade em Largo Grande, localidade próxima a Santarém, e já está sendo utilizada na fabricação de bancos para as montadoras Mercedes-Benz e Chrysler. O curauá eleva o nível de segurança e resistência dos bens produzidos, provocando menos ferimentos em casos de acidentes, e já está sendo estudada para a fabricação das carrocerias dos veículos, acrescentou o senador.

- O estado do Pará, por meio do projeto curauá, mostra que o desenvolvimento sustentável é possível, demonstrando que o homem pode conviver harmonicamente com a natureza - afirmou.

Luiz Otávio elogiou também a colaboração dada ao projeto pelo atual governador do Pará, Simão Jatene, e pelas empresas de pesquisa e extensão rural como a Embrapa, a Emater e o Banco da Amazônia. Luiz Otávio aproveitou para pedir também o apoio da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao desenvolvimento do curauá.



28/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Otávio destaca eventos realizados no Pará

Luiz Otávio destaca aprovação do Estatuto do Idoso

Luiz Otávio destaca ligações do Pará com Niemeyer

Luiz Otávio destaca inauguração de obras no Pará

Luiz Otávio destaca a importância do jornal paraense O Liberal

Luiz Otávio destaca plano de zoneamento ecológico do Pará