LUIZ OTÁVIO REIVINDICA RECURSOS PARA PROJETOS NO PARÁ
Segundo Luiz Otávio, esse eixo permitirá o escoamento da safra de grãos do Centro-Oeste a um custo muito inferior ao dos atuais percursos, além de permitir sua exportação através dos portos de Santarém e Barcarena, diminuindo em 2.000 milhas a viagem para a Europa e os Estados Unidos, em comparação com o trajeto feito a partir de Santos.
Ao rememorar os fatos históricos que culminaram na adesão do estado do Pará ao Brasil independente, Luiz Otávio reivindicou a manutenção da estrela solitária que o representa acima do dístico "Ordem e Progresso", da bandeira nacional. "Há um projeto de lei em tramitação no Congresso estabelecendo que as estrelas representando os estados fiquem todas abaixo da faixa, mas não vamos permitir que nos roubem nosso lugar de honra", garantiu.
O senador lembrou que seu estado é o segundo maior do país em superfície, detendo 40% das águas interiores brasileiras. Além de ser a mais importante província mineral do planeta, com jazidas de ferro, manganês, ouro, manganês de Carajás com vida útil de 500 anos, recentes pesquisas mostraram também a existência de minérios raros localizados em espaço físico pequeno, caso único no mundo.
Concluindo seu pronunciamento, Luiz Otávio afirmou que o governo de Almir Gabriel está criando condições de infra-estrutura econômica e social para permitir que o Pará avance na verticalização da exploração mineral e na expansão da agricultura, com a produção de grãos no sul do estado, sem necessidade de desmatar a floresta, pois serão utilizadas terras que anteriormente eram usadas pela pecuária.
15/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
LUIZ OTÁVIO PEDE RECURSOS PARA TRANSAMAZÔNICA
Luiz Otávio pede apoio para seus projetos
Luiz Otávio diz que Pará é discriminado na distribuição de recursos do orçamento
Luiz Otávio pede recursos para a cultura do dendê
LUIZ OTÁVIO COBRA MAIS RECURSOS PARA ECLUSAS DE TUCURUÍ
LUIZ OTÁVIO COBRA DA CEF RECURSOS PARA HABITAÇÃO NO PARÁ