Luiz Pontes critica feriados na Região Nordeste para economia de energia



O senador Luiz Pontes (PSB-SE) criticou o estabelecimento de três feriados na Região Nordeste como parte do plano de racionamento de energia, elaborado pelo governo. Ele ressaltou que a medida trará prejuízos para a economia local, lembrando que os feriados, um ocorrido no último dia 22 e os outros a serem determinados para os dias 16 e 26 de novembro, foram decretados num período que já conta normalmente com outros dois feriados. O senador criticou o fato de os estados do Ceará e de Pernambuco, que cumpriram a meta de consumo no mês de setembro, não terem sido poupados da medida.

Luiz Pontes fez um apelo ao presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, ao coordenador da Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica, ministro Pedro Parente, para que a decretação de feriados seja revista.

O senador destacou, entre os prejuízos acarretados pela determinação de feriados, a queda de vendas no comércio e na produção industrial e a redução dos salários do período. Luiz Pontes disse também que, em virtude da desaceleração econômica, o índice de arrecadação de impostos e taxas, tais como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Serviços (ISS), sofrerá drástica redução.

Para o senador, é inaceitável a atitude do governo de estabelecer feriados no momento em que o país já cumpre outras duas medidas para redução de consumo energético: o racionamento normal e o horário de verão.

Luiz Pontes registrou ainda o esforço das entidades empresariais, entre elas, o Centro Industrial do Ceará (CIC) e a Federação das Indústrias do estado do Ceará (Fiec), para preservar o mercado de trabalho no estado, no momento em que as medidas de racionamento contribuem para diminuir a oferta de vagas.

25/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


LUIZ PONTES COBRA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS NO NORDESTE

LUIZ PONTES CRITICA FIM DA DISTRIBUIÇÃO DE CESTAS BÁSICAS

Luiz Pontes critica concentração de investimentos do BNDES no Sul e no Sudeste

Luiz Pontes critica medida provisória que regulamenta planos de saúde

Luiz Otávio elogia apoio do Basa à economia da Região Norte

Delcídio explica o desligamento de energia na Região Nordeste