LUIZ PONTES TEM PROJETO PARA FORTALECER A CULTURA DO CAJU
De acordo com o projeto, o Funcaju terá como fontes de recursos verbas do orçamento da União, doações e contribuições de entidades públicas e privadas, além de rendimentos de aplicações financeiras. Os recursos deverão financiar o desenvolvimento da cultura do caju, com aumento de tecnologia e produtividade, e o treinamento de mão-de-obra para o trabalho agrícola e industrial da cultura. Além dessas metas, a proposta do senador é utilizar os recursos para estimular as cooperativas de produtores de caju.
Ao justificar seu projeto, Luiz Pontes observa que a lavoura do caju nunca mereceu, da parte do governo federal, atenção condizente com o seu potencial exportador, sua capacidade de geração de empregos e atividades produtivas.
- Um dos setores mais importantes da economia nordestina agoniza: a cajucultura que gera trezentos mil empregos diretos e indiretos e atravessa uma aguda crise com a falta de incentivos e investimentos. A produção de castanha de caju é uma das mais rentáveis do Nordeste, especialmente nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão - afirmou.
16/06/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
LUIZ PONTES FAZ APELO POR PRESERVAÇÃO DA CULTURA DO CAJU
CAE envia à CCJ projeto que cria fundo especial para cultura do caju
Projeto de Luiz Pontes prevê creches para assentados da reforma agrária
CAE retoma depois do recesso exame de projeto que prevê fundo para estimular cultura do caju
PROJETO DE LUIZ PONTES ISENTA POBRES DA TAXA DE INSCRIÇÃO NO CPF
LUIZ PONTES FALA À TV SENADO SOBRE PROJETO DE ESTÍMULO AO PRIMEIRO EMPREGO