Lula e Serra disputarão segundo turno
Os brasileiros irão às urnas novamente no próximo dia 27 para o segundo turno das eleições presidenciais. Apurados mais de 75% das urnas, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, tinha 46,67% dos votos válidos, indicando uma disputa em segundo turno contra José Serra, do PSDB, que tinha 23,87%. O candidato do PSB, Anthony Garotinho, garantiu o terceiro lugar, com cerca de 16,5%, seguido de Ciro Gomes, com 12,5%. Os candidatos Zé Maria de Almeida, do PSTU, e Rui Costa Pimenta, do PCO, somaram menos de 0,5%.
Apesar de não ter conseguido reunir metade mais um dos votos válidos, o petista foi o mais votado nas cinco regiões do país. A performance mais expressiva deu-se na região Sul, onde obteve 49%. Lá, Serra teve 28%, Garotinho, 13%, e Ciro, 8%. Na região Sudeste, o candidato do PT conseguiu 47% dos votos contra 53% da soma de seus adversários. No Nordeste, no Norte e no Centro-Oeste, o resultado não foi tão bom para o petista: 45%, 44% e 42% dos votos válidos, respectivamente.
Maior colégio eleitoral do país, reunindo cerca de 22% dos eleitores (25,655 milhões), o estado de São Paulo parece ter sido decisivo para que a corrida presidencial não fosse decidida neste domingo (6). Ali, José Serra obteve 31% dos votos, ficando a apenas 12 pontos percentuais do petista.
A ocorrência de segundo turno nas eleições para os governos de São Paulo e Rio Grande do Sul, estados responsáveis por 28% do total de votantes do país, deverá representar um ingrediente a mais na eleição de 27 de outubro. Em São Paulo, por exemplo, o PSDB, com Geraldo Alckmin, e o PT, com José Genoíno, disputarão o governo. O PMDB, que apóia Serra, levou ao segundo turno, no Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, que disputará com o petista Tarso Genro.
06/10/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serra garante que vai ao segundo turno com Lula
Suplicy destaca importância de segundo turno ter Lula e Serra
Lula e Serra disputam segundo turno para Presidência da República
Serra garante que irá para o segundo turno
SEGUNDO TURNO É "SEGURO" CONTRA RISCOS, DIZ SERRA
Saturnino comemora vitória do Lula e da democracia no segundo turno