Suplicy destaca importância de segundo turno ter Lula e Serra



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse ser -muito positivo- que dois candidatos com a história de vida de Luiz Inácio Lula da Silva e José Serra tenham chegado ao segundo turno da eleição presidencial. O parlamentar destacou o fato de ambos serem pessoas fundamentais na luta pela democracia e na defesa da ética na política.

- Enfim, pessoas importantes para a história de um país que quer a construção de uma nação civilizada e justa - afirmou Suplicy, lembrando ter votado em Serra em 1963 para a Presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Para o senador pelo PT, os 46,4% do total de votos obtidos por Lula sinalizam a vontade da sociedade brasileira de se -realizar justiça com grande prioridade-. Destacou que os principais objetivos explicitados na campanha por Lula foram -erradicar a fome e a pobreza, assegurar as crianças na escola e três refeições diárias para cada brasileiro-.

O representante de São Paulo também considerou -alvissareiro- o fato de todos os demais candidatos a presidente - Anthony Garotinho, Ciro Gomes, José Maria de Almeida e Rui Costa Pimenta - terem manifestado seu apoio a Lula no segundo turno.

Suplicy parabenizou o desempenho dos candidatos de seu partido, que disputa o segundo turno para o governo de oito estados. Dois candidatos a governador foram eleitos já no primeiro turno: Jorge Viana, no Acre, e Wellington Dias, no Piauí.

O parlamentar destacou também o aumento da bancada no Congresso Nacional: no Senado, o PT passa de oito para 14 senadores, e na Câmara o número de deputados federais sobe de 58, na atual legislatura, para os 93 agora eleitos. Ele elogiou até a performance de candidatos derrotados, citando os 38,5% dos votos conquistados por Jacques Wagner para o governo da Bahia; Nilmário Miranda, que teve 30,7% dos votos para governador de Minas; e Humberto Costa, que conseguiu 34,1% da preferência para governar Pernambuco.

Em aparte, o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) parabenizou Suplicy por seu discurso. Antes de encerrar seu pronunciamento, o representante de São Paulo parabenizou o presidente do Senado, Ramez Tebet, por seu desempenho nas eleições.




08/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lula e Serra disputarão segundo turno

Serra garante que vai ao segundo turno com Lula

Lula e Serra disputam segundo turno para Presidência da República

Serra garante que irá para o segundo turno

SEGUNDO TURNO É "SEGURO" CONTRA RISCOS, DIZ SERRA

Saturnino comemora vitória do Lula e da democracia no segundo turno