Lula inclui acordo no Parlasul entre êxitos da presidência brasileira do bloco



Ao abrir a última cúpula do Mercosul como chefe de Estado, nesta sexta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva incluiu entre os êxitos da presidência pro tempore brasileira, neste semestre, o acordo para a realização de eleições diretas para os integrantes do Parlamento do Mercosul (Parlasul). Emocionado com a despedida, em Foz do Iguaçu (PR), ele citou também a criação do cargo de alto representante-geral do bloco, que chamou de "um dos maiores espaços democráticos do mundo".

VEJA MAIS

- Avançamos para além da agenda comercial. Aprovamos a fórmula para eleição de representantes do povo no Mercosul por eleição direta. Apostamos nos valores de nossa democracia, que estarão aportados no Parlasul - disse Lula.

Na abertura do encontro, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também havia mencionado o entendimento com os demais países do bloco - Argentina, Paraguai e Uruguai - para a consolidação do órgão legislativo regional. Ele disse a Lula, ao apresentar seu relatório sobre a presidência brasileira, que os eleitores do Brasil poderão escolher já em 2012 os seus representantes no Parlasul.

- O envolvimento do Legislativo vai fazer com que cresça a consciência sobre o Mercosul na cidadania - previu Amorim.

A presidência pro tempore do Mercosul passará ao Paraguai, no primeiro semestre de 2011. Durante a cúpula, o presidente paraguaio Fernando Lugo também mencionou a integração legislativa como uma de suas prioridades para os próximos meses, além do aprofundamento da integração econômica do bloco.

- Vamos trabalhar para melhorar o funcionamento do Parlasul, como instituição representativa genuína de nossos povos, um dos pilares da nova dimensão do Mercosul que estamos construindo - anunciou Lugo.



17/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acordo entre Mercosul e Israel será votado pela representação brasileira no parlamento do bloco

Representação Brasileira no Parlasul vota acordo sobre transporte hidroviário entre Brasil e Uruguai

Parlasul discutirá uso de hidrovias entre países do bloco

Deputado Newton Lima assume presidência da Representação Brasileira no Parlasul

Acordo com UE e crise na Venezuela preocupam Representação Brasileira no Parlasul

Representação Brasileira buscará acordo sobre Regimento do Parlasul