Parlasul discutirá uso de hidrovias entre países do bloco
O presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), Juan José Dominguez,propôs nesta terça-feira (20) à senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) a organização de uma reunião, a ser realizada possivelmente em fevereiro, para discutir as potencialidades das hidrovias que cortam os países integrantes do bloco - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Segundo relatou a senadora, a proposta foi feita a ela porque Mato Grosso do Sul, o estado que representa, faz fronteira com o Paraguai, a oeste, pelo Rio Paraguai, e com São Paulo, a leste, pelo Rio Paraná.
Marisa Serrano disse o presidente do Parlasul quer que os parlamentares conheçam melhor as barcaças utilizadas para o transporte de carga, quais os bens transportados, o tipo de vegetação existente às margens dos rios, os tipos de peixes e as potencialidades das hidrovias, que permitem um transporte de baixo custo.
A senadora destacou que, no Rio Paraguai, descem de Corumbá barcaças cheias de minério que chegam até à bacia do Rio da Prata, indo então "para o mundo".
- A proposta é saber que tipo de contribuição esses rios estão dando para a integração e, principalmente, que riquezas estão transportando - acrescentou Marisa Serrano, para quem o conhecimento poderá resultar em medidas para a melhoria do transporte hidroviário na região.
20/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Parlasul debate seu futuro com ministros dos quatro países do bloco
Lula inclui acordo no Parlasul entre êxitos da presidência brasileira do bloco
Representação brasileira no Parlasul debate equivalência educacional entre países do Mercosul
Presidente do Parlamento do Mercosul diz que órgão ajudará a resolver conflitos comerciais e políticos entre países do bloco
Representação Brasileira no Parlasul aprova tabela de equivalência educacional entre países sul-americanos
Representação brasileira no Parlasul discutirá eleições diretas