LUZIA TOLEDO DEFENDE A VOLTA DO PROÁLCOOL
A senadora Luzia Toledo disse que, com a retomada do Proálcool, haverá uma diminuição da poluição nos grandes centros urbanos, o aumento do número de empregos e da arrecadação de tributos, a fixação do homem no campo e a criação de agroindústrias. O programa do álcool, acrescentou, também deverá contribuir para o progresso do país e a obtenção de lucros para os empresários brasileiros.
- A industria do álcool é um setor moderno da atividade econômica. Lidando com um produto cem por cento nacional, a tecnologia industrial canavieira do Brasil é a mais avançada do mundo - observou.
Luzia lembrou que o Governo Federal já havia perdido o interesse pelo Proálcool, criado em 1975, depois que os participantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) aumentaram a produção e o preço do barril caiu, causando dificuldades para o setor sucroalcooleiro do país.
Atualmente, o preço do barril é de 23 dólares e os participantes da OPEP, que se reuniram este mês em Viena, na Aústria, anunciaram que a redução nos níveis de produção em vigor será mantida, pelo menos, até o início do próximo ano, informou.
A senadora citou declarações do vice-presidente do Sindicato da Fabricação de Álcool do Espírito Santo, Antônio Carlos de Freitas, segundo as quais "abandonar um programa de tal nível técnico e de investimentos é um crime contra a economia popular". Luzia disse ainda que, com a reativação do Proálcool, haverá uma redução da dependência do Brasil com relação à importação do petróleo.
23/02/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
LUZIA TOLEDO DEFENDE AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA
LUZIA TOLEDO DEFENDE O COOPERATIVISMO FEMININO
LUZIA TOLEDO DEFENDE OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS
LUZIA TOLEDO DEFENDE DIREITOS DA MULHER
LUZIA TOLEDO DEFENDE ESTRUTURA DE TRANSPORTE PARA O MERCOSUL
LUZIA TOLEDO DEFENDE MEDIDAS ADMINISTRATIVAS DE JOSÉ IGNÁCIO