LUZIA TOLEDO DEFENDE OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS



A senadora Luiza Toledo (PSDB-ES) manifestou-se contrária à proposta do governo, em tramitação na Câmara dos Deputados, instituindo a contribuição previdenciária para aposentados e pensionistas. Para ela, o projeto é um desrespeito aos direitos adquiridos dos servidores públicos e pensionistas e, se aprovado, irá ocasionar uma brusca diminuição dos seus rendimentos, "caracterizando um autêntico confisco".
Entende Luzia Toledo que os aposentados e pensionistas, bem como todos os funcionários públicos, passam por um verdadeiro arrocho salarial e a criação da chamada Contribuição para o Plano de Seguridade Social (PSS) viria achatar ainda mais os já "minguados proventos dos inativos".
A senadora, após informar que recebeu um abaixo-assinado subscrito pela presidente da Associação dos Aposentados da Universidade Federal do Espírito Santo, Ilza Miranda Bitran, contrário à aprovação do projeto, lembrou o "aviltamento" da condição financeira dos servidores públicos que, conforme lembrou, se encontram seu aumento salarial há mais de cinco anos, apesar de uma inflação acumulada no período superior a 70%.
Luzia Toledo citou, a propósito, trecho de uma palestra feita pelo professor Vítor José de Castro, da Fundação Educacional do Distrito Federal, no qual considera "sádica a idéia de se desvincular o salário dos aposentados e pensionistas dos critérios vigentes para ativos e inativos".

24/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


LUZIA TOLEDO DEFENDE AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA

LUZIA TOLEDO DEFENDE O COOPERATIVISMO FEMININO

LUZIA TOLEDO DEFENDE A VOLTA DO PROÁLCOOL

LUZIA TOLEDO DEFENDE DIREITOS DA MULHER

LUZIA TOLEDO DEFENDE ESTRUTURA DE TRANSPORTE PARA O MERCOSUL

LUZIA TOLEDO DEFENDE MEDIDAS ADMINISTRATIVAS DE JOSÉ IGNÁCIO