LUZIA TOLEDO DEFENDE O COOPERATIVISMO FEMININO



A senadora Luzia Toledo (PSDB-ES) disse, em discurso nesta quarta feira (dia 10), que o cooperativismo feminino tem sido a grande oportunidade para as mulheres excluídas do mercado de trabalho ou massacradas pela condição social e falta de educação básica. A senadora tratou, em seu pronunciamento, do tema a realidade e perspectiva profissional da mulher no cooperativismo.
Luzia Toledo citou vários exemplos de sucesso baseado no trabalho cooperativo. Um deles, o de Maria, do interior de São Paulo, uma bóia-fria que trabalhava na colheita de café e que quase morreu da picada de uma cobra que não conseguiu ver, porque não tinha dinheiro para comprar óculos. Com cinco colegas, abriu a Cooperativa de Pães e Biscoitos de Guaiçara (SP), e hoje é a empresária
-Por isso, é desejável que sejam apoiadas e estimuladas as iniciativas destinadas a promover o associativismo no trabalho feminino, como forma de assegurar a empregabilidade de um enorme contingente de mulheres e, dessa forma, minimizar as graves conseqüências que o desemprego traz ao país -ressaltou.
Para a senadora, formar uma cooperativa exige, entre outras coisas, orientação administrativa e contábil, instalação de sede própria, veículo para compra e entrega de mercadorias, capital de giro e adaptação às exigências da lei. "Depois, as cooperadas precisam receber treinamento especial, além de cursos para aprender, por exemplo, a trabalhar para as datas comemorativas nacionais".
Reiterando que o advento do crescimento do cooperativismo favorece a inserção do contigente feminino no mercado do trabalho, Luzia Toledo afirmou que a mulher tem uma afinidade natural com atividades até então consideradas secundárias - costura, bordado, artesanato , doceria- são, a seu ver, a base do cooperativismo trabalho feminino em vários estados da Federação.
Por ter o cooperativismo se revelado alternativa viável e promissora aos graves problemas oriundos do desemprego e da crise das relações do trabalho, é importante destacar, ainda, o papel das associações, sindicatos e outras instituições voltadas para a consolidação do movimento cooperativista- concluiu a senadora pelo Espírito Santo.

10/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


LUZIA TOLEDO DEFENDE AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA

LUZIA TOLEDO DEFENDE OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS

LUZIA TOLEDO DEFENDE A VOLTA DO PROÁLCOOL

LUZIA TOLEDO DEFENDE DIREITOS DA MULHER

LUZIA TOLEDO DEFENDE ESTRUTURA DE TRANSPORTE PARA O MERCOSUL

LUZIA TOLEDO DEFENDE MEDIDAS ADMINISTRATIVAS DE JOSÉ IGNÁCIO