LUZIA TOLEDO PEDE POLÍTICAS DE APOIO AO IDOSO
Conforme a senadora, com o lema "Sigamos ativos para envelhecer bem", a ONU objetivou incentivar os governos a adotarem medidas concretas em favor da população de idade mais avançada e promover os 18 princípios estabelecidos pelas Nações Unidas para que as pessoas idosas possam viver mais plenamente. Luzia acentuou que, desde 1991, a ONU vem alertando os países para a necessidade de enfrentar o problema do envelhecimento populacional, difundindo princípios como a independência, a participação, os cuidados, o desenvolvimento pessoal e a dignidade.
A senadora disse que existem hoje no mundo cerca de 580 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos e, segundo as projeções, esses números poderão saltar para 1 bilhão no ano 2020. Segundo Luzia Toledo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, em 2025, o Brasil terá a sexta maior população de idosos do mundo, com cerca de 34 milhões de cidadãos com mais de 60 anos. "Uma população superior a de qualquer estado da Federação, nos dias de hoje", destacou a senadora.
Apesar de admitir que ainda existe muito preconceito contra o idoso no Brasil, a senadora vê com satisfação que "as políticas e os programas direcionados para as pessoas idosas no país estão procurando estimular um envelhecimento ativo". Luzia Toledo destacou que os constituintes de 88, inscreveram a proteção à velhice entre os objetivos "Da Assistência Social" e o presidente Fernando Henrique Cardoso, "afinado com os princípios emanados da Declaração sobre o Envelhecimento", integrou a Política Nacional do Idoso ao Programa Nacional dos Direitos Humanos.
24/09/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
LUZIA TOLEDO PROPÕE CRIAÇÃO DE FUNDO DE APOIO À MICROEMPRESA
LUZIA TOLEDO PEDE PRIORIDADE PARA O TURISMO
LUZIA TOLEDO DESPEDE-SE DO SENADO FEDERAL
LUZIA TOLEDO DEFENDE AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA
LUZIA TOLEDO DEFENDE O COOPERATIVISMO FEMININO
LUZIA TOLEDO DEFENDE OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS