Machado manifesta preocupação com o sistema penitenciário do país
O senador conclamou os parlamentares a propor iniciativas que venham a elevar o percentual de presos envolvidos em atividades produtivas. "Há soluções simples e conhecidas, que muitas vezes esbarram na burocracia, no modo de as autoridades pensarem as prisões e detentos. Atualmente, 27% se ocupam de serviços internos das unidades e 33% têm atividade remunerada", disse.
Machado afirmou, no entanto, que a melhor estratégia é, certamente, prevenir o crime e, conseqüentemente, reduzir o número de presos. Nesse contexto, opinou, o investimento em organização e gestão comunitária, bem como na aliança com movimentos legítimos, organizados em periferias e favelas em grandes centros, pode construir parcerias capazes de evitar o crime, livrando essas comunidades do poder dos marginais e dos falsos benefícios dos bandidos.
Segundo Sérgio Machado, é urgente, também, a implementação do Plano Nacional de Segurança Pública, anunciado pelo governo federal, com investimentos da ordem de R$ 3 bilhões, para complementar as ações dos governos estaduais e ampliar a ação federal direta no combate às drogas e ao tráfico de armas e no controle de fronteiras. "Esses recursos podem e devem ser usados na integração das políticas sociais de segurança pública e de ações comunitárias para prevenir o crime e reduzir a impunidade", concluiu.
23/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Jorge manifesta preocupação com novo sistema de avaliação do ensino superior
Alcântara manifesta preocupação com desigualdade social no país
Tuma manifesta preocupação com segurança pública no país
Flexa Ribeiro manifesta preocupação com logística de transporte no país
Cristovam manifesta preocupação com o destino do país e critica insensibilidade do governo
Saúde no Sistema Penitenciário