Maciel homenageia 40 anos dos Cursilhos de Cristandade em Brasília



Ao tempo em que manifestou sua admiração por esse movimento religioso, o senador Marco Maciel (DEM-PE) comemorou os 40 anos de realização do primeiro Cursilho de Cristandade em Brasília, no ano de 1969, sob a iniciativa do Arcebispo Dom José Newton de Almeida Baptista. Em discurso nesta sexta-feira (3), o senadorfez um relato histórico sobre o surgimento dos Cursilhos de Cristandade da Igreja Católica Apostólica Romana, no ano de 1944, em Palma de Maiorca, na Espanha, para realçar as características de elevada religiosidade dessa iniciativa.

Maciel citou as raízes espanholas dos cursilhos, atentando para o fato daquele país ter tradição e ser considerado berço dos grandes movimentos religiosos, sendo ainda hoje um dos que mais envia missionários católicos para o mundo. Ele lembrou que o Padre Anchieta, denominado Apóstolo do Brasil, nasceu nos Arquipélagos das Canárias, na Espanha.

Maciel contou que a experiência do cursilho, iniciada por Eduardo Bonnin, em plena 2ª Guerra Mundial, surgiu logo após uma peregrinação do jovem a Santiago de Compostela. O movimento, explicou, é baseado em três preceitos: piedade, estudo e ação. E se efetua em três fases:pré-cursilhopara seleção de candidatos, cursilho propriamente dito e pós-cursilho, para acompanhamento dos participantes.

O movimento dos Cursilhos de Cristandade tem 40 secretariados nacionais, com 600 secretariados diocesanos na Europa, na América e no Oriente, acrescentou Marco Maciel.



03/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lei da arbitragem faz 10 anos e Renan homenageia Marco Maciel

Marco Maciel homenageia os 180 anos dos cursos jurídicos no Brasil

Moeda homenageia os 50 anos de Brasília

SENADO HOMENAGEIA 40 ANOS DE BRASÍLIA

Senado homenageia os 48 anos de Brasília na terça-feira

Senado homenageia Universidade de Brasília pelos seus 45 anos