Maciel homenageia a memória do pintor Cícero Dias



O senador Marco Maciel (PFL-PE) lamentou nesta sexta-feira (14) a morte, no final de janeiro deste ano, em Paris, do artista plástico pernambucano Cícero Dias, aos 95 anos de idade. O parlamentar por Pernambuco destacou a brasilidade da pintura de Cícero Dias, que, segundo lembrou, registrava aspectos significativos da diversidade e riqueza cultural do Brasil e alcançou grande projeção nacional e internacional por sua criativa obra de vanguarda.

Maciel contou que Cícero Dias não participou da Semana de Arte Moderna de 1922, mas os críticos de arte o consideraram como o último artista do modernismo brasileiro. O pintor, informou o senador, foi o autor do primeiro painel abstrato da América do Sul, em meados do século passado, no prédio modernista da Secretaria da Fazenda de Pernambuco, construído na gestão de José do Rego Maciel - pai do senador.

Apesar de Cícero Dias haver optado por residir na França desde 1937, o pintor conseguiu, conforme o senador, expressar com genialidade os valores e as raízes culturais pernambucanas e do Brasil. Entre os temas que pintava, estavam as danças típicas da região, como o maracatu, o bumba-meu-boi, o cavalo marinho, além das festas religiosas, as mitologias indígenas e africanas misturadas com o cristianismo.

- Cícero Dias foi um modelo de cidadão e também - por que não dizer ? - de político, na medida em que a política é, sobretudo, a arte através da qual se busca a liberdade, a tolerância e a paz, valores que devem constituir patrimônio de toda a humanidade - disse o senador, acentuando que, ao lado da produção artística, o pintor tinha uma postura política engajada e ativa militância cívica.

Em aparte, o senador Romero Jucá (PSDB-RR), que também é pernambucano, associou-se à homenagem ao pintor, afirmando que o discurso de Marco Maciel verbalizava toda a admiração do Senado pelo trabalho de Cícero Dias. Para Jucá, o artista -foi e é um patrimônio nacional e representou o Brasil no exterior de forma excepcional-. Também o senador Pedro Simon (PMDB-RS) compartilhou sua admiração pela obra do pintor. Aproveitou para manifestar sua alegria pela volta de Marco Maciel às tribunas do Senado, ressaltando a dignidade e a discrição com que ele (Maciel) atuou na Vice-Presidência da República nos últimos oito anos.



14/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Freire homenageia o artista plástico Cícero Dias

Senado homenageia o pintor Carlos Bastos

JOSÉ JORGE HOMENAGEIA O PINTOR VICENTE DO REGO MONTEIRO

Marco Maciel celebra memória de Joaquim Nabuco

Marco Maciel enaltece a memória de Carlos Wilson

Marco Maciel celebra memória do artista Aloísio Magalhães