Madeira ilegal é apreendida na Flona do Jamari (RO)



Foi realizada uma operação para inibir o furto de madeira na Floresta Nacional do Jamari, situada no município de Itapuã do Oeste, em Rondônia. A ação no final de janeiro, motivada por denúncias anônimas ao Instituto Chico Mende de Conservação da Biodiversidade( ICMBio) e à Polícia Federal, contou com a colaboração de fiscais do ICMBio e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A operação coordenada pela Flona do Jamari contou com o apoio da empresa AMATA, concessionária que explora uma de suas Unidades de Manejo Florestal. A mesma disponibilizou operadores de motosserras para cortar a madeira. A destruição do material apreendido – cerca de 400 metros cúbicos das essências de Faveira-Ferro e Angelim-Pedra – foi motivada pela dificuldade que seria retirar o material do lugar, justifica Áquilas Mascarenhas, chefe da unidade de conservação.

"Atingimos os objetivos mesmo não tendo realizado o flagrante. Estamos conduzindo as investigações para identificar os responsáveis", comentou o analista ambiental Robson Bueno, da Flona do Jamari, satisfeito com os resultados da ação.

Fonte:
ICMBio



10/02/2014 16:29


Artigos Relacionados


Carga ilegal de madeira é apreendida na BR 316

Mário Couto propõe que madeira ilegal apreendida seja doada para construção de moradias populares

Projeto prevê uso em habitações populares de madeira apreendida

Madeira apreendida poderá ser usada na construção de casa popular

Madeira apreendida poderá ser destinada à construção de casas populares

Senado rejeita norma que permitiria leilão de madeira apreendida