Magno Malta apresenta projetos para evitar fraudes na execução de emendas parlamentares



Ao agradecer em Plenário aos membros do Conselho de Ética do Senado pelo arquivamento de processo contra ele, o senador Magno Malta (PL-ES) apresentou, nesta terça-feira (28), dois projetos visando a proteger os parlamentares autores de emendas orçamentárias de possíveis fraudes na aplicação dos recursos delas originados.

Um dos projetos estabelece que governadores e prefeitos deverão assinar termo de compromisso no momento da solicitação de verbas de emendas parlamentares. O outro projeto estabelece que os bancos oficiais comuniquem ao Congresso Nacional, num prazo de 24 horas, todas as liberações de recursos provenientes de emendas parlamentares.

- O parlamentar está fragilizado quando propõe uma emenda. Que garantia tem um parlamentar ao propor uma emenda para um município? Nenhuma, porque se o parlamentar destina uma emenda e quem a recebe não tem caráter e faz alianças no escuro e licitações espúrias, roubando o erário, sobra para o parlamentar - disse Magno Malta, ao defender suas propostas.

Ao comemorar a decisão unânime de arquivamento de seu processo, Magno Malta comparou os cinco meses passados de apreciação de seu caso pela CPI dos Sanguessugas a uma Sexta-feira da Paixão, e o dia do julgamento pelo Conselho de Ética, a um Domingo de Páscoa.

Ao final do discurso, Magno Malta, inspirado em sua vitória no Conselho de Ética, dirigiu uma mensagem de otimismo a todos os brasileiros.

- Não desanime, não atente contra a sua vida, não atente contra a vida dos outros, espere em Deus. Por que estás abatida, ó minha alma? Porque te inquietas dentro de mim? Espera em Deus, diz a Bíblia, porque certamente a resposta virá. E a resposta virá da forma melhor, mais contundente, mais correta, mais saudável e mais verdadeira, porque, na sua soberania, o Deus a que sirvo sabe o que é melhor para nós - disse.

Em apartes, Leonel Pavan (PSDB-SC), Sibá Machado (PT-AC) e Marcelo Crivella (PRB-RJ) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Magno Malta.



28/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente da CMO indica Roseana Sarney como relatora de projetos que garantem execução de emendas parlamentares

Magno Malta se reúne com diretor-geral da PF para discutir fraudes em exames da OAB

Magno Malta recebe delegado que investiga fraudes no exame da OAB

Comissão de Orçamento cria comitê para acompanhar execução de emendas parlamentares

Magno Malta apresenta requerimento para criar "CPI da Pedofilia"

CCJ APROVA OBRIGATORIEDADE DE EXECUÇÃO DE EMENDAS PARLAMENTARES