Magno Malta defende revisão na legislação sobre adoção



O senador Magno Malta (PR-ES) lamentou que o procedimento para adoção de crianças no Brasil obedeça a critérios burocráticos tão exagerados que acabam desestimulando os interessados em retirar de abrigos e instituições públicas crianças que estão na fila aguardando para serem adotadas. Diante desse fato, defendeu as mudanças previstas na lei de adoção com a criação, entre outras medidas, de um cadastro único com informações sobre as crianças que podem ser adotadas e os interessados em adotá-las.

Essas mudanças na legislação de adoção, na avaliação de Magno Malta - ele próprio pai adotivo -, irão facilitar em muito a vida de quem quer adotar. Além da redução da burocracia, o senador defendeu, também, menos exigências por parte do Estado para que alguém preencha os requisitos necessários para se tornar pai ou mãe adotivos.

- A única coisa que o juiz tem que fazer é levantar a vida da pessoa, saber se não tem passagem pela polícia, não é marginal ou traficante - disse o senador.

Magno Malta lamentou que atualmente o processo de adoção se estenda, com visitas de assistentes sociais à casa dos interessados em adotar "para olhar quantos quartos tem, se a geladeira é grande, se é pequena, se o fogão tem quatro bocas, se tem oito, se tem condição de ter mais uma cama".

- Precisa é ter coração, vontade de chamar de filho e trazer para dentro de casa - disse o senador.

Pequeno gigante

Magno Malta (PR-ES) também lamentou a morte do senador Jefferson Péres, ocorrida na sexta-feira (23). Ele afirmou que "Jefferson era pequeno na estatura, mas gigante no procedimento".

- O pequeno notável Jefferson Péres foi o verdadeiro gigante da Amazônia -enfatizou o parlamentar, dizendo-se "assaltado pela surpresa do passamento de um político do gabarito do senador Jefferson".



26/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta defende mudanças na lei de adoção

Magno Malta defende a adoção do voto aberto no Legislativo

Magno Malta defende prisão perpétua e legislação de exceção

Magno Malta anuncia audiência pública sobre adoção

Magno Malta quer promover debate sobre a adoção no país

Magno Malta chama a atenção para audiência pública sobre adoção