Magno Malta diz que salários mais altos podem impedir corrupção dentro dos presídios



O senador Magno Malta (PL-ES), ex-presidente da CPI de Combate ao Narcotráfico, da Câmara dos Deputados, afirmou em discurso nesta quinta-feira (27) que o caminho mais rápido para o fim da corrupção nos presídios será a elevação dos salários dos guardas, carcereiros e agentes de segurança.

- Se Fernandinho Beira-Mar agiu de dentro dos presídios, o problema está do lado de fora. O problema está nas pessoas que guardam estes traficantes. Um homem preso não consegue fazer nada se não tiver ajuda de fora. Com salários diferenciados, poderemos resolver rapidamente o problema da corrupção nos presídios - defendeu.

A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de acelerar a construção de cinco novos presídios federais para receberem criminosos perigosos foi elogiada pelo senador. Ele recomendou ao presidente, no entanto, que a administração dos novos presídios seja terceirizada, por entender que a polícia que prende não deve vigiar o preso.

- É a mesma coisa que ocorre com as corregedorias das polícias. O corregedor não pode ser da carreira da polícia, porque ele terá dificuldades para investigar e propor punição severa aos policiais corruptos. Ele tem família, é conhecido dos policiais e sabe que foi indicado para o cargo politicamente e pode voltar ao convívio dos antigos policiais - acrescentou.Magno Malta sustentou que o Congresso tem de rever seus conceitos sobre segurança nacional e deve pensar nas Forças Armadas na hora de determinar quem deve combater o narcotráfico no país. Pediu ainda à Câmara que vote com rapidez vários projetos que ajudarão a combater a criminalidade, inclusive uma revisão do Código de Processo Penal, de 1941. -Hoje, o criminoso sabe que não cumprirá integralmente sua pena. Ele sabe que vai ficar uns anos na cadeia e será solto. Isso é um incentivo ao crime.-

A atuação da Polícia Federal e do Ministério Público no combate ao crime organizado no Espírito Santo recebeu aplausos do senador.



27/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta quer saber a razão dos altos preços nos restaurantes e lanchonetes dos aeroportos brasileiros

Magno Malta defende guarda qualificada e bem paga para presídios de segurança máxima

SALÁRIOS MAIS ALTOS PAGARÃO MAIOR PARTE DA ARRECADAÇÃO

Magno Malta protesta contra corrupção em obra de aeroporto de Vitória

Sérgio Zambiasi defende salários mais altos para os profissionais da segurança pública

Magno Malta diz que dificuldades dos aposentados não podem ser creditadas ao presidente Lula