Magno Malta espera acordo rápido sobre a Garoto
O senador Magno Malta (PL-ES) disse nesta quarta-feira (11) que tem esperança de que amanhã saia um acordo que modifique a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça, de proibir a venda para a Nestlé da fábrica de chocolates Garoto, instalada na cidade de Vila Velha (ES). "Essa decisão mobilizou todo o povo do Espírito Santo", frisou.
O parlamentar informou que já conseguiu o número de assinaturas necessário para encaminhar um requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar a decisão do Cade, mas disse esperar que não seja preciso fazê-lo.
- Não vamos assistir chorando a maior empregadora do Espírito Santo fechar suas portas e deixar 3 mil desempregados na rua, por causa do capricho de técnicos, gênios de Harvard - afirmou.
Segundo Malta, o Espírito Santo corre ainda o risco de perder outros investimentos que estavam sendo planejados pela Nestlé, como a implantação de uma fábrica de café solúvel. Ele também elogiou a solidariedade dos demais senadores, que prontamente assinaram o requerimento de instalação da CPI e lembrou que o papel do Cade é regular e não sepultar.
O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) disse em aparte que este não lhe pareceu um caso de monopólio e que é lamentável o Cade ter levado três anos para decidir sobre a venda da Garoto para a Nestlé. Ele sugeriu que seja estabelecido um prazo para que o Cade se pronuncie sobre as matérias que recebe e, caso não chegue a uma decisão neste prazo, a matéria ficaria automaticamente aprovada.
Já para o senador Romeu Tuma (PFL-SP), naquele momento Magno Malta era o porta-voz de milhões de desempregados que estão em filas para conseguir uma vaga para capinar mato. Ele também ressaltou a tolerância do Cade com a Ambev. O senador João Batista Motta (PPS-ES) parabenizou os senadores que assinaram o requerimento de CPI.
11/02/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Magno Malta: ação do Cade com relação à Garoto é "suspeita"
Magno Malta critica o Cade por rejeitar proposta da Nestlé para a compra da Garoto
Para Magno Malta, acordo com teles fortalece combate à pedofilia na Internet
Magno Malta pede cumprimento de acordo para não barrar relatório da CPI dos Bingos
Magno Malta comemora acordo para combate à compra de pornografia infantil na internet
Magno Malta pede ao governo que cumpra acordo de reposição salarial dos policiais federais