Magno Malta, Jayme Campos, João Durval e Casildo Maldaner são os novos suplentes da Mesa
Os senadores Magno Malta (PR-ES), Jayme Campos (DEM-MT), João Durval (PDT-BA) e Casildo Maldaner (PMDB-SC) ocuparão, respectivamente, os cargos de primeiro, segundo, terceiro e quarto suplente da Mesa do Senado. A eleição se deu de forma eletrônica, após acordo entre as lideranças. Os nomes receberam votos favoráveis de 47 senadores. Três senadores votaram contra e dois se abstiveram de votar.
O senador Magno Malta, que perdeu a eleição da terceira secretaria para Ciro Nogueira (PP-PI), acabou sendo o indicado para a primeira suplência. No entanto, o líder do PR, senador Alfredo Nascimento (PR-AM), afirmou que recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF).
- O PR vai ao Supremo Tribunal Federal para que diga se vale ou não a regra da proporcionalidade. Se valeu para os outros partidos por que não vale para o PR? - questionou.
Alfredo Nascimento lembrou que o PR tem seis senadores e que o PP, do senador Ciro Nogueira, eleito 3º secretário, tem cinco.
Antes da votação, o líder do PP, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), havia afirmado que a vaga caberia ao PMDB e teria sido cedida ao seu partido.
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) afirmou que fará consulta à Mesa sobre a questão da proporcionalidade. Randolfe afirmou que, se o PSOL se sentir prejudicado na distribuição das comissões, também recorrerá ao STF.
Com a inclusão do nome de Jayme Campos, do DEM, entre os suplentes, o PSB deve ficar com a presidência de uma das comissões permanentes do Senado, conforme acordo entre os dois partidos.
01/02/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jayme Campos e Casildo Maldaner são eleitos presidente e vice-presidente da CAS
Casildo Maldaner é eleito 1º suplente de secretário da Mesa do Senado
João Durval quer dar poderes ao Plenário para afastar membro da Mesa que estiver sendo processado
Magno Malta sugere CPI para mostrar que José Alencar não tem nada com falcatruas de Campos
João Alberto continua a buscar relator para processo contra Magno Malta
João Alberto designará novo relator para processo contra Magno Malta