Maguito fala em CPI para investigar laticínios e quer leite na merenda escolar



O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) informou em discurso que, se o governo federal não adotar medidas urgentes para aumentar o preço do leite pago aos produtores, irá propor uma CPI do Congresso para investigar a situação, principalmente as grandes indústrias de laticínios, que teriam formado cartel, reduzindo à metade o preço de compra do produto. Ele sugeriu, para amenizar o problema, que o governo inclua o leite na merenda escolar e nos seus programas sociais.

O governo federal foi acusado por Maguito Vilela de ter contribuído para a redução do preço pago ao produtor ao autorizar a importação de 1 bilhão de litros de leite neste ano. Nos anos anteriores, a importação não havia reduzido preços em plena entressafra, como ocorreu nos últimos meses. O preço pago aos fazendeiros caiu de R$ 0,45 para R$ 0,22 o litro, valor que não estaria cobrindo sequer os custos de produção de 2 milhões de produtores, que dão emprego a 4 milhões de pessoas.

- Os laticínios negam a existência de cartel, mas não dá para levar a sério esta argumentação, já que não houve redução no preço para o consumidor. A conclusão é óbvia: a redução do preço foi uma ação predatória do cartel de laticínios, na tentativa de aumentar seus lucros - assinalou.

Os produtores de leite, continuou Maguito, investiram nos últimos anos, atendendo ao desafio do governo para que aumentassem sua produtividade. Tomaram empréstimos para a compra de animais melhores e equipamentos modernos. "Quem está se beneficiando disso são as grandes indústrias", disse. Assim, o governo não cumpre o objetivo de melhorar a renda do campo - pelo contrário, números oficiais mostram uma queda de 5,8% na renda rural nos últimos cinco anos. Maguito Vilela informou que os laticínios "decretaram arbitrariamente" há dois meses a redução de 50% no preço do leite.

- É uma situação humilhante, pois eles tiveram de implorar às indústrias uma quota de fornecimento, quando deveriam estar sentados numa mesa de negociação discutindo o preço justo. Inferiorizados, eles são obrigados a entregar o produto ao cartel pelo preço decidido pela indústria. O estranho é que o preço não caiu para o consumidor - afirmou o senador.

10/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maguito defende inclusão do leite na merenda escolar

Hélio Costa quer tornar leite item obrigatório na merenda escolar

CE aprova obrigatoriedade de leite na merenda escolar

Comissão de Educação vai investigar fraudes na merenda escolar

Leite de vaca pode fazer parte da merenda escolar

ALCÂNTARA: ASSOCIAÇÃO DEFENDE LEITE FLUIDO NA MERENDA ESCOLAR