MAGUITO VILELA PEDE APROVAÇÃO DE MODIFICAÇÕES NA LEI PELÉ
Entre os principais pontos do projeto, o senador a alteração na Lei Pelé, que obrigava todo clube a se transformar em empresa. "É uma medida esdrúxula; o mesmo que obrigar todas as empresas a se tornarem clubes", disse, afirmando que tal iniciativa decretaria o fim de centenas de clubes pequenos, formadores de atletas. O projeto de conversão torna a transformação do clube em empresa em facultativo.
Outra medida importante adotada no projeto de conversão foi a proibição de uma mesma empresa ser controladora de mais de um clube que dispute uma mesma competição. "Assim evita-se a fabricação de resultados e permitimos o investimento internacional sem sobrepujar o interesse do esporte", opinou Maguito, lembrando que a medida foi apoiada pelo ex-jogador Zico.
A comissão mista que estudou a medida provisória, informou o senador, realizou 25 audiências públicas. Na opinião de Maguito, para criar uma legislação ideal, factível e duradoura, abordando temas polêmicos, a comissão ouviu "todo o universo do esporte", entre atletas, ex-atletas, dirigentes, cronistas esportivos, autoridades e representantes de bingos. O senador recebeu 58 emendas de parlamentares a seu projeto, "o que demonstra o interesse dos parlamentares pelo assunto".
Em aparte, o senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) elogiou o trabalho do relator na comissão mista que estudou o assunto e destacou que um dos pontos mais importantes do projeto de conversão pode ter sido a separação da legislação que trata de bingos da que regulamenta esportes. "Devemos buscar uma solução para o financiamento do esporte amador sem utilizar recursos dos jogos de azar", acredita.
20/06/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Maguito Vilela pede intervenção internacional no Oriente Médio
MAGUITO VILELA PEDE REGULARIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
MAGUITO PROPÕE MODIFICAÇÕES NA LEI QUE TRATA DE SEQÜESTRO
Maguito pede à Câmara aprovação de projeto que estimula o seguro rural
Maguito Vilela homenageia Jataí
Maguito Vilela despede-se do Senado