Mais de 600 pessoas atendidas na 1ª Feira de Saúde da Mulher
Mais de 600 pessoas foram atendidas na 1ª Feira da Saúde da Mulher, promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, através da iniciativa das deputadas Maria do Carmo Bueno (PPB), Jussara Cony (PC do B) e Cecilia Hypolito (PT), ontem, na Praça da Matriz de Porto Alegre.
Na abertura, com a presença do presidente do Legislativo, deputado Sérgio Zambiasi, do presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputado Eliseu Santos, da secretária da Saúde do Estado, Maria Luiza Jaeger, dos deputados Germano Bonow (PFL), Jussara Cony e Maria do Carmo e de representantes das entidades convidadas, foram realizadas apresentações da banda do V Comando Aéreo de Canoas, do Coral da Assembléia Legislativa, do tenor Giovani Thadeu e da maestrina Clarisssa Peretti.
O evento, realizado em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado, faz parte das comemorações do mês da mulher e levou ao público atendimento gratuito de ginecologistas, oftalmologistas, ortopedistas e odontologistas, exames de diabetes e medição de pressão, corte de cabelo, maquiagem, limpeza de pele, oficina de saúde com orientação sobre o auto-exame de mamas, orientação de confecção de carteira de trabalho, seguro-desemprego e para a obtenção de recursos a pequenas empresas. “O nosso propósito foi, mais uma vez, alertar a mulher para as possíveis doenças femininas e fazer com que ela também cuide da sua auto-estima e bem-estar emocional”, destacou a deputada estadual Maria do Carmo Bueno (PPB), presidente da Fundação da Mulher Gaúcha.
Jussara Cony salientou a importância da união entre os poderes para patrocinar, através de ações integradas e integradoras, saúde de qualidade para as mulheres gaúchas.
Para a médica Sandra Cócaro de Souza, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher do Serviço Médico da Assembléia Legislativa, as mulheres são os verdadeiros agentes de saúde. “Por isso, apostamos na difusão da educação informada, na ênfase ao auto-exame das mamas, na busca anual ao ginecologista, principalmente em mulheres assintomáticas”.
Participaram da feira , divulgando seus trabalhos, a Coordenadoria Estadual da Mulher, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Jus-Mulher, Fundação da Mulher Gaúcha, União Brasileira de Mulheres/RS, Instituto da Mama, Grupo de Apoio à Prevenção da Aids, Associação Gaúcha da Doença Falciforme e Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais e Urbanas.
03/20/2001
Artigos Relacionados
FEIRA DE SAÚDE RECEBE MAIS DE DUZENTAS PESSOAS NO 1º DIA
Fundação da Mulher Gaúcha e Instituto da Mama promovem a Feira de Saúde da Mulher
Poupatempo atinge a marca de 30 milhões de pessoas atendidas
Aprovado projeto que amplia o número de pessoas atendidas pelo benefício da prestação continuada
BENEDITA PEDE MAIS ATENÇÃO PARA SAÚDE DA MULHER
Saúde: Mais bela idosa de SP será escolhida no Dia Internacional da Mulher