Mais de dois mil gestores municipais são capacitados na área de tecnologia da informação



Após três dias de fóruns e oficinas, o Encontro Nacional de Tecnologia da Informação, realizado de terça (25) a quinta-feira (27), capacitou mais de dois mil gestores municipais. O evento foi realizado pelos ministérios das Cidades, do Planejamento e pela Secretaria de Relações Institucionais.

A proposta do Ministério das Cidades é incentivar os gestores municipais a conhecerem seus municípios. Por meio do uso de softwares de geoprocessamento, os participantes tiveram apoio para começar a gerar qualidade de produção nos planos diretores e, consequentemente, resolução de questões como crescimento desordenado, alocação de resíduos sólidos e habitação.

Enos Josué Rose, gerente de Informação da Secretaria Executiva do Ministério das Cidades e gerente do projeto Brasil em Cidades, reconhece a dificuldade encontrada pelos municípios de se inserirem no contexto tecnológico, muitas vezes ocasionado pela falta de incentivo. “O que nós estamos fazendo é dar esse primeiro empurrão”, destaca o gerente.

Palestrante convidado do Ministério das Cidades, o professor do Instituto Federal de Mato Grosso Wanderley Santos relatou a satisfação em poder participar de um evento que leva aos municípios a oportunidade de se concretizarem no meio digital. “Esse evento é muito útil porque ajuda a divulgar as ferramentas adequadas para atuarem na execução de planejamento dos municípios”, disse.

Responsável por difundir o uso do software GVSig, o engenheiro ambiental Rafael Gonzáles enfatiza que o encontro deveria ocorrer com maior regularidade devido ao benefício gerado aos participantes e atuantes na área. “Aqui é gerado benefício além do aprendizado. Esse é o sentido da filosofia do software livre, gerar não apenas receita, mas negociar com pessoas que jamais encontraríamos”.

Além da realização periódica de eventos nacionais, o Ministério das Cidades disponibiliza capacitação dos municípios para a utilização softwares de geoprocessamento, em conjunto com as universidades federais. Em uma primeira etapa, já foram capacitados técnicos de carreira de 2.300 cidades brasileiras. A previsão é de atender todos os municípios nas próximas etapas.


Fonte:
Ministério das Cidades



28/10/2011 11:57


Artigos Relacionados


Especialistas ministram palestras sobre tecnologia da informação para gestores municipais

Unilegis forma analistas de constitucionalidade e gestores de tecnologia da informação

Inscrição para bolsa na área de tecnologia da informação no DF vai até dia 8

Infraero recebe certificado internacional na área de Tecnologia da Informação

Brasil e China discutem prioridades na área de tecnologia da informação

CCJ aprova criação de 22 cargos na área de Tecnologia da Informação para o TST