Mais um senador e dois deputados investigados pela CPI



A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas decidiu, nesta terça-feira (29), notificar o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) e os deputados Salvador Zimbaldi (PSB-SP) e Philemon Rodrigues (PTB-PB) para que prestem esclarecimentos à comissão, conforme anúncio feito pelo presidente da CPI, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), após reunião do colegiado. Biscaia disse que agora os parlamentares passam à condição de investigados.

Biscaia afirmou também que a CPI, durante o período de seus trabalhos, poderá investigar qualquer parlamentar sobre os quais existam elementos de prova de envolvimento com o esquema de venda superfaturada de ambulâncias com recursos do orçamento da União.

A CPI decidiu também, informou Biscaia, incluir, entre os requerimentos a serem votados na próxima terça-feira (5), o que pede a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de Cristianne Mayrink Sampaio Silva, suposta colaboradora na administração das emendas parlamentares e cobrança de propinas no esquema de venda superfaturada de ambulâncias.

Na opinião do vice-presidente da CPI, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), as pistas com relação ao envolvimento de Cristianne com a "máfia das ambulâncias" são importantes e devem ser consideradas e as investigações aprofundadas.

Já em relação o empresário Luiz Antonio Trevisan Vedoin, Jungmann informou que, por enquanto, a CPI não pretende ouvi-lo novamente. O deputado disse que o empresário ora afirma, ora nega informações e a CPI não pode ficar num "terreno pantanoso e escorregadio". O deputado aconselhou aos parlamentares que estejam sofrendo acusações por parte de Vedoin que abram processo judicial contra ele.

Jungmann informou ainda que o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, deputado Ricardo Izar (PTB-SP) mostrou, durante a reunião da CPI desta terça-feira, uma gravação feita com Cristianne, na qual ela nega envolvimento ou conhecimento com Vedoin. A CPI pediu que a gravação fosse apresentada por meio de ofício.

29/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mais dois parlamentares são incluídos na lista de investigados pela CPI

Mais dois investigados conseguem liminares para permanecer em silêncio na CPI do Cachoeira

CPI deve notificar mais dois deputados

Deputados rejeitam mais dois vetos do Executivo

Mais dois projetos de deputados são aprovados em sessão extraordinária

Mais dois projetos de deputados são protocolados na Superintendência Legislativa