Malan e Everardo debatem Código do Contribuinte na CAE



O ministro da Fazenda, Pedro Malan, e o secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, participam na próxima terça-feira (27), às 10h, de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Na pauta, o projeto de autoria do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) que trata dos direitos e garantias do contribuinte, o chamado Código do Contribuinte. O projeto seria votado em outubro, mas entendimento entre os líderes provocou o adiamento para 5 de dezembro - com a audiência prévia do ministro e do secretário, que devem falar sobre os impactos da medida na arrecadação.

Durante sessão de discussão do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) apresentou texto do secretário da Receita com observações sobre o código. Uma das críticas apontadas por Everardo Maciel é de que o texto trata apenas dos deveres do fisco, sem mencionar as obrigações dos contribuintes. Ainda segundo o secretário, citado por Simon, o texto pode beneficiar empresas interessadas em sonegar impostos, uma vez que permite medidas protelatórias de cobrança tributária.

O projeto foi elaborado por uma equipe de economistas reunidos pelo Instituto Trancredo Neves, ligado ao PFL. Na defesa do texto (leia principais pontos do projeto), Bornhausen afirma que a intenção da proposta é acabar com a coação contra o contribuinte. "O código abrirá uma nova página na história da cidadania do país, pois acaba com todas as formas de coação, obrigando os servidores fazendários a tratarem o contribuinte com boa-fé", afirma o senador.

AMBEV
No mesmo dia (27), mas às 17h, a CAE volta a se reunir em audiência pública. Desta vez, para discutir as modificações sofridas pelo mercado de distribuição de cerveja, após a fusão das maiores companhias do setor, Brahma e Antártica. Um dos pontos acordados pelas empresas, quando da aceitação da fusão pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), foi a manutenção das duas redes de distribuição de bebidas, o que garantiria milhares de empregos. No entanto, há denúncias de trabalhadores e empresários de que este ponto não estaria sendo respeitado.

Participam da audiência o presidente do Cade, João Grandino Rodas, o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Cláudio Considera, o presidente da Federação Nacional dos Distribuidores de Cervejas e Refrigerantes, Valdemir Machado, e o diretor de Relações Corporativas da Ambev (empresa que resultou da fusão), Milton Seligman.

23/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Malan e Everardo vão à CAE discutir Código de Defesa do Contribuinte

Távola: Malan e Everardo falarão ao Senado sobre o Código de Defesa do Contribuinte

CÓDIGO DO CONTRIBUINTE SERÁ DEBATIDO POR EVERARDO NA CAE

EVERARDO MACIEL E SECRETÁRIOS DE FAZENDA DISCUTEM NA CAE CÓDIGO DO CONTRIBUINTE

Senado decide se chama Malan para falar sobre Código de Defesa do Contribuinte

Senado decide se chama Malan para falar sobre Código de Defesa do Contribuinte